gol

Com a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Educação Financeira passou a ser disciplina obrigatória para crianças do ensino fundamental a partir desde ano, principalmente em matérias como Matemática e Ciências da Natureza. Mas o fato do tema constar nas escolas não retira a importância de seu ensino no espaço familiar.

Precisamos falar sobre dinheiro. É consensual entre especialistas que a educação financeira deve ser cultivada desde a infância. Manter desde cedo uma relação saudável com o dinheiro é importante para a formação do jovem, principalmente em um país com baixos índices de poupança previdenciária. Para melhorar esse cenário, só investindo em educação e formação para o futuro de nossas crianças.

As oportunidades para falarmos sobre finanças aparecem no dia a dia. Um exemplo disto é quando os pequenos resolvem preencher o álbum de figurinhas. A troca de figurinhas é uma brincadeira lúdica para todas as idades, mas traz um valor a mais para os pequenos – inclusive quando o assunto é educação financeira.

Pode-se utilizar o álbum para incutir na criança a ideia de orçamento, no momento em que você estabelece para ela um limite temporal de gastos para adquirir as figuras.  Outra vantagem desta brincadeira é que a interação que acontece no momento da troca das figurinhas pode aumentar o vínculo de amizade, o respeito mútuo e contribuir com o fim das implicâncias e briguinhas entre colegas, irmãos ou primos.

Educação financeira e previdenciária incentiva e favorece o desenvolvimento da autonomia do jovem ao fazer com que pense mais no valor das coisas, estimula o planejamento financeiro e a organização de prioridades. Portanto, marque um gol nesta copa: aproveite os momentos do dia para ensinar uma criança a lidar com dinheiro e ela terá mais facilidade de ser um adulto capaz de controlar seus gastos.

Siga acompanhando nossas dicas de educação financeira e previdenciária nesta Copa do Mundo e participe do Quiz que será divulgado no dia 12 de julho.

Confira as dicas anteriores:

#01 Cartão Vermelho

#02 Pênalti

#03 Impedimento

Compartilhe nas Redes Sociais:

Fonte: A Escolha Certa


Leia também