Mesada e ferramenta importante para educar financeiramente as crian as
11/09/14

Mesada e ferramenta importante para educar financeiramente as crian as

Opening-a-Roth-IRA-for-KidsA Educação Financeira para as crianças deve come ar desde cedo. Assim, além da escola, os pais possuem um papel fundamental nesse processo. Mas, como os pais podem fazer isso? Sé o vé rias as formas, uma delas é a mesada. Para os pais que ainda não disponibilizam esta ferramenta, está na hora de repensar e come ar a planejar para falar com os filhos sobre o tema, sendo importante sempre ter em mente algumas questões.

A primeira dé vida em relação a esse tema é a idade com que a criança deve iniciar o contato com o dinheiro. Isso dependeré de cada caso, entretanto, a partir dos três anos, quando a criança come a a demonstrar desejos próprios, já é o momento de iniciar a analisar a melhor forma de inserir a educação financeira (não a mesada), mostrando o processo de troca do dinheiro por produtos.

A mesada efetivamente deve ser pensada por volta dos sete a oito anos, quando os jovens já estiverem acostumados com o contato com o dinheiro. Contudo, cuidados devem ser tomados para que esse artifé cio realmente atinja a sua finalidade.

Um deles é definir o valor da mesada. é simples: durante um mês, sem que a criança perceba, anote todo o dinheiro que dé para o seu filho, inclua lanche escolar, passeios, compra de jogos, enfi, todos os gastos da criança.

Com esse número em mé os, chegou a hora de chamar a criança para uma conversa franca. Diga a ela que, por já estar crescendo, chegou o momento de ela mesmo controlar seu próprio dinheiro e que come aré a dar uma mesada.

Dé apenas 50% do valor total dado a ela no mês e informe que a criança terá que se organizar com esse valor. Ela, com toda a certeza, ficaré feliz, pois acharé o montante bastante alto. Mas reforce que esse dinheiro terá que dar para os próximos trinta dias.

E fale mais: por ser um é timo filho ou filha, os pais resolveram realizar alguns desejos e pe a que ela relacione no mínimo três desses, um de curto prazo, até três meses, um de médio, até seis meses e um de longo, até um ano. Explique que o mesmo valor que receberé da mesada também terá para os desejos e sonhos.

Com isso, ela saberé que todo o dinheiro que ela receber, deveré ser separado metade para desejos e metade para o consumo (doces, passeios, lanches).

Se tiver mais de um filho, para cada um deles, a decisão do valor e a conversa deve ser feito individualmente, adequando é realidade dos mesmos. Lembre-se: as crianças são semelhantes, mas nunca iguais, quando o assunto é dinheiro.

é fundamental também mostrar aos jovens a importância de conquistar os valores que recebem.
Mas faé o um alerta: não é interessante associar esse dinheiro ao desempenho escolar, pois o estudo deve ser incentivado pela importância que ele terá para a vida. Uma criança que sé estuda para garantir a mesada no fim do mês poderé ter um rendimento muito baixo e, se, por algum motivo, a família deixar de ter condié ões de oferecer, isso afetaré o desenvolvimento intelectual.

Outro ponto relevante é que não se deve complementar com frequé ncia a falta de dinheiro ocasionada pela mé administração da mesada. Muitas crianças e adolescentes gastam além da conta e passam a recorrer sistematicamente aos pais para conseguir mais dinheiro. Se os pais cedem aos pedidos, não ensinaré o a controlar os impulsos, criando a ilusão de que pode gastar sem limites. A consequé ncia disso será na fase adulta, quando utilizaré o o crédito fácil como complemento salarial.

Chamo aten o para um ponto imprescindé vel que é o de, desde o primeiro mês de vida da criança, junto com a certidão de nascimento, já se deve abrir uma previdência privada Junior para essa criança, com a qual se garantiré projetos de vida, como uma faculdade, um intercé mbio, um carro e sua pré pria aposentadoria sustenté vel.

Mostre a seu filho a importância de priorizar os seus desejos e faé a-os entender que, para realizé -los, será sempre necessério guardar parte do dinheiro que passa pelas suas mé os.