Mesmo com crise economica e pol tica, educação  financeira do brasileiro fica está vel em dois anos

Mesmo com crise economica e pol tica, educação financeira do brasileiro fica está vel em dois anos

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A crise no cené rio econé mico e polé tico, que perdurou nos últimos três anos no país, não teve impacto na nota de educação financeira dos brasileiros em 2017. Segundo a 4é edi o do Indicador de Educação Financeira (INDEF) da Serasa Experian, na escala de 0 a 10, a nota média da população ficou em 6,2, a mesma identificada no é ndice anterior já realizado em 2015 (veja abaixo mais detalhes por gé nero, idade, escolaridade, renda, classe social etc.).é Para chegar no resultado final, o é nico indicador do país a ter uma metodologia para conhecer e acompanhar a educação financeira, considera os três subé ndices:é Conhecimento, Atitude e Comportamento.

Dentro do cené rio econé mico, a inadimplé ncia também foi um fator cré tico em 2017 na vida da população brasileira. Em novembro do ano passado, 61,1 milhões de pessoas estavam com dívidas atrasadas no país, um recorde histórico. Segundo o INDEF 2017, 62% das pessoas sentiram que suas despesas eram maiores que seus rendimentos ao menos uma vez nos últimos doze meses. Isso representa um crescimento de 11 p.p., em relação a 2015, quando o percentual era 51%. Para conseguir pagar as contas em 2017, 37% tiveram que fazer cortes, 23% tentaram uma renda extra, 11% atrasaram ou deixaram de pagar alguma dé vida, 10% pediram dinheiro emprestado para amigos ou parentes, 7% renegociaram dívidas, dentre outras atitudes.

Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, a estabilidade do nível em dois anos, considerando que no período a população sofreu os impactos do conturbado cené rio econé mico e polé tico no país, é sinal de que o brasileiro se comportou financeiramente de maneira adequada. já De alguma forma, o consumidor não se deixou abalar e buscou superar as dificuldades crescentes por meio de caminhos alternativos, como a iniciativa de enxugar o oré amento, por exemplo. Atitudes como esta não deixaram que a média do é ndice caé sse em 2017 já . já Por outro lado, é importante dizer que o nível de educação financeira no Brasil ainda continua regular diz Rabi.

Hé anos, a Serasa Experian investe em diversas iniciativas para estimular o consumo consciente e levantar a bandeira da educação financeira no país. Dentre as ações, hé uma parceria com aé Associação de Educação Financeira do Brasil

Associação de Educação Financeira do Brasil
é (AEF-Brasil) para capacitar professores de escolas públicas de 43 cidades do Brasil no tema já educação financeira já . Nos últimos seis meses, mais de 1.000 educadores e gestores já participaram do programa e estão aptos a compartilhar todo conhecimento adquirido com os estudantes. A expectativa é impactar mais de 50 mil alunos de todo o país até o fim do projeto.

Outra iniciativa é a Aliané a Multisetorial, projeto social iné dito com foco na promo é o da saúde financeira implantado na cidade de Sé o Carlos, interior de Sé o Paulo. O programa conta com a unié o de representantes de vários setores e esferas para que juntos possam trabalhar no entendimento da atual realidade financeira dos moradores da cidade, planejar ações que ajudem a reduzir os é ndices de inadimplé ncia no municé pio e criar uma cultura de educação financeira. Uma primeira consulta pé blica já foi realizada junto aos moradores da cidade.

já é cada dia mais indispensé vel que o tema educação financeira esteja no discurso e ações práticas de todos os representantes da sociedade. Alavancar o tema no país ainda é um desafio, mas deve ser visto como priorité rio e um dos principais caminhos para um consumo mais seguro, o bem-estar do consumidor e a sustentabilidade do crédito e dos negé cios diz a gerente de Sustentabilidade Corporativa da Serasa Experian, André a Regina.

Em setembro do ano passado, oSerasaConsumidor

SerasaConsumidor
, braé o da Serasa Experian voltado ao cidadão, adaptou um caminhé o de 15 metros de comprimento para possibilitar o acesso a seus serviços gratuitos, proliferando a educação financeira em diversas cidades do Brasil ao longo de um ano. Algumas cidades da regié o Norte também fizeram parte da rota e foram atendidas por um barco. Até o momento, mais de 56 mil pessoas já foram beneficiadas pelo projeto itinerante.