Montar orçamento dom stico e bé sico para uma educação  financeira

Montar orçamento dom stico e bé sico para uma educação financeira

como-superar-a-crise-economica

Usar somente a memé ria não ajuda na hora de gerir os recursos da casa

A crise parece mesmo ter atingido muitas famílias brasileiras. Por essa razé o, uma gestão simples dos recursos da casa pode contribuir enormemente para a tão esperada estabilidade financeira. O grande problema é que, na prática, muitas pessoas não sabem organizar a contabilidade domêstica.

Segundo apontam especialistas, o planejamentoda casa deve seguir a receita de qualquer empresa: mensurar ganhos e despesas, estudar formas de otimizar custos e planejar objetivos, detalhando como conseguiré atingi-los, de acordo com a Folha de S. Paulo.

Usar somente a memé ria pode ser uma grande pegadinha na hora de fazer a contabilidade, como indicam os planejadores financeiros. Portanto, usar cadernos, programas em computadores, como o excel, ou aplicativos no celular seriam aliados na tarefa.

Outro passo importante na hora de calcular gastos é descobrir para onde o dinheiro vai. “Liste todos os gastos fixos, como escola, empregada, aluguel, condomé nio. Reserve também 20% para os varié veis, como uma ida ao cinema ou uma necessidade não pensada anteriormente. Com isso, terá um relato aproximado de quanto gastaré por mês”, explica Mé rcio Gabrielli, professor da FGV.