2013-11-22-pouparMuitas pessoas gastam mais do que ganham e na grande maioria da vezes esse problema está relacionado aos hábitos financeiros. Alguns procuram utilizar algum meio de controle financeiro por algum tempo, atravós de uma planilha de planejamentomensal ou mesmo anotando em um caderno ou agenda. Poré, esse procedimento, dura por alguns dias ou semanas, e logo esse caderno e planilha financeira são esquecidos.

Então culpam o baixo salário por seus problemas financeiros. No emprego, reclamam com seus colegas de trabalho que merecia ganhar mais, e com isso, ganha apoiadores para a sua tese de que todo os seus problemas financeiros e pessoais estão relacionados ao baixo salário que recebe nesta empresa. Poré, nesta mesma empresa, hé um colega na equipe que possui sua vida financeira equilibrada, mesmo ganhando menos do que seu colega que vive reclamando.

Muitas vezes, esse colega escutou as lamentações e se propé a ajudar seus companheiros que passavam por situações financeiras difáceis. Mas seus colegas não davam aten o, e além disso, o chamavam de sovina, mé o de vaca, muquirana, pão duro entre outros nomes possé veis e inimaginé veis. Todos recusavam sua ajuda, mas ele nunca desistia de divulgar sobre a importância da Educação Financeira

Em alguns momentos, quando tinha oportunidade de ter uma conversa mais profunda, explicava que já havia passado por diversos problemas financeiros e que depois de utilizar diversos mé todos para livra-se do endividamento, havia encontrado um artigo que tratava o seu endividamento como um problema de mês escolhas financeiras, logo, relacionado hé Hábitos Financeiros. Resolveu colocar em prática os conceitos sobre as mudanças de hábitos financeiros, realizando o autoconhecimento e definindo seus objetivos para não cair em tentação em relação ao consumo excessivo.

Neste meio tempo, ocorreram algumas adversidades ao longo do caminho. Poré, a recompensa que ele estava obtendo era muito maior do que qualquer problema que havia enfrentado e decidiu que era um caminho sem volta, já que estava ganhando a luta contra o endividamento e agora acreditava que poderia realizar os seus maiores sonhos, pois a partir do momento que definiu e priorizou seus objetivos, pode enxergar o qué o importante foi a mudané a de hábitos em sua vida.

Esta histé ria pode ter alguma similaridade com a sua vida, você pode ter buscado diversos outros meios para se livrar do endividamento excessivo, poré, até o presente momento, não teve foré as suficiente para lutar contra esse problema que assola diversas famílias brasileiros. Por isso, convidei o especialista em Mudané as de Hábitos Financeiros, o professoa Elisson de Andrade, cuja entrevista você pode acompanhar abaixo.

Quais são as principais dificuldades em relação a mudanças de hábitos financeiros? Primeiramente, é um prazer poder conversar contigo e seus seguidores, Cleiton. Quando é sua pergunta, acredito que a principal dificuldade seja implementar grandes mudanças de uma sé vez. Querer, de uma hora para outra, conseguir gastar menos mudando diversos hábitos de consumo próprio e de toda família, sem uma preparação adequada para tal. Em geral, passa-se um tempo, o é nimo diminui e tudo volta ao que era antes.

Existe algum mé todo para mudar nossos hábitos financeiros? Sim. A cié ncia vem estudando como um hábito funciona e qual a melhor forma de lidar com isso. De maneira simplificada, é preciso come ar com hábitos pequenos, que inspirem outros bons hábitos, além de criar condié ões propé cias para que eles sejam realmente incorporados.

Quais são os possé veis benefícios proporcionados pela mudanças de hábitos? Quando se cria um hábito, isso significa que fazemos certas rotinas sem muito esforé o, de maneira automé tica. Dessa forma, ao incorporar bons comportamentos financeiros de forma planejada, gerenciar bem as finanças se torna algo natural.

Você acredita que a leitura de livros sobre educação financeira pode auxiliar em mudanças de hábitos financeiros? Certamente, a base para a mudané a de hábitos é o conhecimento. Portanto, partindo-se da premissa que conhecimento é mudar, a leitura mostra-se essencial dentro desse processo.

Você poderia mencionar para meus seguidores como é possé vel Economizar e Viver simplesmente alterando seus hábitos financeiros? Primeiro é preciso trabalhar o autoconhecimento e definir quais são as prioridades. Em seguida, precisamos inspirar aos outros (família) e planejar uma forma sistemé tica de incorporação de bons hábitos. A partir daé, boas decisões come am a frutificar e os objetivos são conquistados.

Você poderia deixar uma mensagem para os leitores desse blog? Possuo um curso bastante completo sobre Mudané a de Hábitos Financeiros e todos estão convidados para conhecer esse projeto que já mudou a vida de muitas pessoas, para melhor. Um forte abraé o.

 

Compartilhe nas Redes Sociais:

Fonte: Administradores


Leia também

5 dicas de como falar sobre dinheiro com uma crian a

Desde cedo é importante reconhecer o correto valor do dinheiro. Para que a educação financeira infantil transcorra naturalmente, e de maneira eficiente, os pais podem utilizar vários recursos. Ainda na pré -escola, quando a criança está aprendendo a ...

Porque as aposentadorias diminuem

 No Brasil, segundo o IBGE, existem 24 mil centenários. É isso mesmo, 24 mil brasileiros com mais de cem anos.A expectativa de vida de quem nasce aqui é de 73 anos, mas nessa estatística, estão incluídas a mortalidade infantil e ...

Renda mais alta não melhora comportamento financeiro do brasileiro

O brasileiro tem conhecimento sobre conceitos financeiros, mas não aplica essas noções no seu dia a dia, apesar do aumento da renda e do acesso ao crédito. Na primeira pesquisa do indicador de educação financeira lançada pela Serasa Experian, nesta segunda ...

Educação Financeira nas escolas come a a ganhar esp o nas redes de ensino

A Educação Financeira deve ter uma temática ampla e abordar também o consumo consciente e ambientalmente sustentável. Analisar as contas de energia de casa e elaborar um plano de redução de consumo e gastos para discutir com os pais são um ...

Fam lia, Dié logo e Finanças

Com as mudanças sociais ocorridas nas última dé cadas na sociedade, existem diferentes arranjos familiares decorrentes dessas mudanças. De forma abrangente, ao definir família podemos dizer que é um já conjunto de pessoas que vive em um ...