Não dependa do governo para sua aposentadoria

Não dependa do governo para sua aposentadoria

20140819-dinheirama-aposentadoriaA falta de educação financeira é origem de um dos principais problemas das pessoas que chegam em sua já idade já de aposentadoria. Como não tiveram a capacidade de construé rem e planejarem sua pré pria aposentadoria financeira, vé o depender do governo, o que sabemos ser um grande problema.

Pessoas de sucesso assumem o controle de sua vida, elas são responsé veis pelo seu destino, pelo seu futuro, pelo seu sucesso, sua prosperidade, e também por sua aposentadoria.

Para de depender ou culpar terceiros pelos seus problemas e fracassos, não é culpa do governo, não é culpa do atual presidente, e unicamente de você.

Depender sua aposentadoria pelo próprio governo, é colocar em risco uma grande parte de sua vida. Parte esta que exigiré inclusive mais gastos e muito provavelmente você gostaria de trabalhar menos e aproveitar mais.

A aparente sensação de segurané a, representada pela contribui o mensal que a maioria dos trabalhadores faze, direta ou indiretamente, assim como o próprio financiamento, é um mecanismo para aqueles que não possuem o hábito de poupar, investir e construir seu próprio patrimé nio. De forma a delegar esta grande responsabilidade para terceiros, e logicamente pagando muito caro para isso.

Um pouquinho de disciplina e planejamento colocaré o você em outro patamar, em real comando de sua vida e futuro.

Todos sabemos da grande máquina e ineficié ncia que é o governo, principalmente brasileiro, dos grandes gastos, corrup o, falta de planejamento e etc. E é aqui que você dependeré seu futuro?

Diversos países desenvolvidos já vivem um período de sua economia, onde cada vez maior o número de pessoas da terceira idade, se aposentando de fato, e cada vez menor o número de jovens, trabalhando. Como o valor desta contribui o ve, ou deveria vi, de quem está trabalhando e produzindo no mercado de trabalho, a conta não fecha. Menos contribui o e mais pessoas se aposentando.

Tenho certeza que você não gostaré de ter que pagar o pato para ver o final desta histé ria, então comece desde agora a pensar em seu futuro e sua aposentadoria.

E quanto falamos em aposentadoria financeira, a primeira coisa que vem a mente na maioria das pessoas é a terceira idade. Pois saiba que aposentadoria financeira não tem nenhuma relação com idade, quem determina o período e a idade é você.

Aposentadoria financeira, ou independé ncia financeira, é o momento que seu patrimé nio e seus rendimentos, que não dependem de seu trabalho direto, são suficientes para manter o padrão de vida que você possui.

Por exemplo, se o seu padrão de vida, ou de sua família, é de 10 mil reais por mês, ou seja, se a soma de todos os gastos que você tem para manter uma vida conforté vel e está vel representam este, ou qualquer outro valor, este é o valor de seu padrão de vida.

Para você manter este padrão de vida atual, espera-se que você esteja ganhando com seu trabalho ou negé cio, no mínimo este valor mensalmente, caso não esteja gastando mais do que você ganha.

Naturalmente você obrigatoriamente precisa estar trabalhando todos os meses para conseguir manter este padrão de vida, ou seja, este rendimento e padrão de vida estão totalmente atrelados ao seu trabalho direto.

Caso tenha um problema no emprego, no negé cio, ou no trabalho, e não possui nenhuma reserva para isso, seu padrão de vida estaré em grande perigo. Ou, muito comu, quando chegar em seu tradicional aposentadoria, o valor que receberé de sua contribui o social será possivelmente bem inferior ao valor que você recebe hoje.

Logo, seu padrão de vida deveré diminuir, se você ganhava 10 mil reais no período ativo de trabalho, seja com salários, benefícios, comissões e etc. passaré a ganhar apenas o valor da contribui o, que possui um teto máximo, inferior a este valor.

Aposentadoria financeira ou independé ncia financeira é justamente não passar por esta situação, de fato que você construa um patrimé nio, seja com poupané a mensal e investimentos, negé cio próprio, ou qualquer outro fonte de receita que seja suficiente para cobrir seu padrão de vida, sem necessariamente você estar trabalhando nele.