Não ganhou na Mega-Sena? Estas dicas podem te ajudar a planejar suas finanças
28/07/17

Não ganhou na Mega-Sena? Estas dicas podem te ajudar a planejar suas finanças

Retired couple discussing their financial budget at home

Ningué m acertou os seis números sorteados naé Mega-Sena e o prêmio da principal loteria brasileira, que já estava acumulado, passou dos 100 milhões de reais. Como asé chances de ganhar na loteria são muito remotas, que tal assumir o controle de suas finanças e se perguntar qual é a melhor maneira de gerir o dinheiro?

As situações pessoais, as caracterásticas profissionais e os hábitos de consumo contribuem para definir o plano econé mico de cada um. Personalizé -lo e manter o controle da economia domêstica é importante. O plano irá mudando junto com as circunstâncias vitais e profissionais, mas, independentemente da dire é o trilhada, hé vários pontos a evitar para conseguir ter umaé vida financeira saudável. Veja cinco dicas para evitar erros e transformar seus sonhos em realidade (sem a ajuda dasé loterias).

1- Improvisar.é As improvisações em maté ria economica podem levar a contratar produtos que não conhecemos be, a gastar mais do que o necessério ou a nos esquecermos de poupar. O planejamento e a criação de uma estraté gia será o bené ficos para a nossa saúde financeira. Contemplar situações de curto, médio e longo prazo permitiré reforé ar a suaé situação economica. E também convé m levar em conta que imprevistos podem aparecer. Para evitar essas situações, talvez seja bom se sentar periodicamente para decidir objetivos econé micos, as suas prioridades e estimar os gastos dos próximos meses. Seré preciso determinar uma periodicidade concreta para criar uma lista de tarefas ou revisar as já criadas. Fazer isso a cada seis meses poderia ser um mínimo adequado.

2- Não controlar os gastos.é Não faz sentido ter umé planejamento financeiro e não saber se ele é ou não seguido. Manter um controle dos gastos é um passo decisivo para avaliar o que está acontecendo nas finanças pessoais e quais mudanças devem ser aplicadas. Hé muitos mé todos já principalmente informé ticos já que facilitam esse controle. Os aplicativos de alguns bancos e operadores de cartões permitem registrar té quetes de compra, e o uso de cartão facilita o registro de gastos. Também hé aplicativos especé ficos para o controle de gastos. Seja com um mé todo ou outro, ter uma visão global do destino do dinheiro permite ver se é necessério fazer ajustes, e onde.

3- Gastar acima das suas possibilidades.é Parece bastante é bvio, mas muitas vezes é um conselho esquecido. Os gastos devem será compaté veis com a renda. Cada caso é um caso, mas pode-se falar em limites gerais, a té tulo de orientação. Por exemplo, que o gasto em moradiaé não supere 30% da renda. Esta cifra serve apenas como referência, porque pode valer a pena pagar um pouco mais se formos economizar em transporte, por exemplo. Não gastar acima das possibilidades também significa economizar. Incluir a poupané a como um destino fixo para a sua renda significa ter um dinheiro para imprevistos, para a aposentadoria ou para gastos mais elevados, como a compra de um carro.

4- Endividar-se loucamente.é Pedir dinheiro é um recurso ao qual pode ser necessério recorrer em algum momento pontual, para fazer frente a um gasto elevado. Conhecer a capacidade de endividamento e não superé -la facilitaré a sustentabilidade dasé finanças pessoais. Um dos momentos mais comuns é ao pedir um financiamento para aé compra da casa pré pria. é também um dos mais importantes, devido é altas quantias emprestadas e ao longo prazo de devolu o. Se a prestação pode ser reajustada com o passar dos anos, como é o caso das hipotecas varié veis ou mistas, devemos simular o pior cené rio para saber se poderemos arcar.

5- Não poupar.é Em tempos de salários tão baixos, falar em poupané a soa como algo distante para muita gente. Entretanto, economizar parte da renda deveria ser um item obrigaté rio em qualquer plano financeiro pessoal. A quantidade variaré em fun o das possibilidades de cada um. Também o mé todo pode mudar; uns preferem retirar uma quantia assim que recebem o pagamento, outros guardam determinado valor por semana já Os mé todos para economizar são muitos, basta escolher o que melhor funciona segundo o hábitos e caracterásticas de cada pessoa.