Novembro Azul

Novembro Azul

BANNER_PORTAL_AESCOLHACERTA

Se o mês de outubro tem a importante campanha de luta contra o cé ncer de mama, o Outubro Rosa, cujo foco está na realização da mamografia para identificar ou não a existância da doené a, novembro é mês de outra ação igualmente importante. O Novembro Azul, campanha internacional de combate ao cé ncer de pré stata, visa chamar aten o para a necessidade de realização do exame de toque. O diagnóstico do cé ncer de pré stata, caso detecte a doené a em seu está gio inicial, tem tratamento contânuo para que o paciente possa levar uma vida normal.

Segundo dados do Instituto Nacional de Cé ncer (INCA), o cé ncer de pré stata é o segundo tipo mais comum entre os homens no Brasil. Focada especialmente na saúde do home, o Novembro Azul precisa lidar com uma sé rie de tabus na sociedade masculina: medo, receio e vergonha entre eles. A exemplo do Outubro Rosa no caso das mulheres, no Novembro Azul o foco é conscientizar o homem que o exame pode salvar vidas é se diagnosticado precocemente. O exame de toque, junto com o PSA, deve ser feito anualmente, como rotina.

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que os homens procure, a partir dos 50 anos de idade, um urologista para uma avaliação individualizada. Caso possua histórico familiar devem procurar o especialista a partir dos 45 anos. A Organização Mundial da Saé de (OMS) explica que a detec o precoce é destinada ao diagnóstico, caso haja sinais da doené a, e o rastreamento (exames de rotina, como o toque retal e o PSA), para os casos em que não existem sinais ou sintomas.

Links é teis:

Wikipé dia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Novembro_Azul

https://pt.wikipedia.org/wiki/Novembro_Azul

Lado a lado pela vida: http://www.ladoaladopelavida.org.br/campanha/novembro-azul

Instituto Oncoguia: http://www.oncoguia.org.br/cancer-home/cancer-de-prostata/33/149/

Portal da Urologia: http://portaldaurologia.org.br/