O Impulso de Comprar
27/06/15

O Impulso de Comprar

4346463_f496Compras por impulso, segundo o Dicioné rio de Marketing, são todas aquelas em que a decisão de compra é tomada no próprio local de venda e que não estavam programadas pelo consumidor.

O ato de comprar provavelmente foi gerado por algum está mulo que chamou a aten o da pessoa e, baseada em seu estado emocional, psicológico, social e financeiro, a fez concretizar a aquisi o do(s) produto(s).

A diferené a entre consumidor e consumista é simples: o primeiro é aquele que consome para gasto próprio, com coisas necessé rias.

O segundo possui a tendé ncia de consumir em excesso. Ele tem já paixé o já em comprar e muitas vezes nem se dé conta do que está comprando.

Segundo especialistas, o problema do consumismo exagerado é encontrado em diferentes nacionalidades e classes sociais, afetando homens e mulheres em diferentes idades.

O consumista compromete uma parcela significativa de sua vida financeira e relacional; seus pensamentos são focados em comprar coisas e precisa de ajuda para mudar esse comportamento compulsivo, pois por si, raramente terá é xito.

Existem os que exagera, mas não chegam a ser um consumista propriamente dito e que com determinação e empenho, conseguem evitar o impulso.

Como?Aja conscientemente! Pense e repense se realmente precisa daquilo. é Respirar fundo, desviar o olhar do objeto cobié ado e dar uma volta por alguns minutos para se acalmar, são dicas que ajudam a pé r as já vontades já em ordem. Sair com o dinheiro contado, deixar o cartão de crédito em casa pode ajudar, mas o ideal é ter domé nio próprio para não já escorregar já e levar para casa o que não estava planejado.

Deve-se també, envolver toda a família e os pais são os maiores e melhores exemplos para os filhos. Combinar e deixar claro o que irá o fazer no shopping, por exemplo, é uma boa maneira de conscientizar todos. Levar lista para o supermercado é imprescindé vel! Não tem problema se nela estiver anotado um já mimo já para as crianças, mas… Um sé !

Se aparecer mais itens cobié ados, faé a-as escolherem dentro de um determinado valor. Ensine desde já para colher frutos mais tarde. O planejamentofamiliar é para ajudar a organizar todas as contas e não deve ser comprometido por impulsos que traré o arrependimentos depois.

No come o é difácil dominar a impulsividade, mas com o tempo e esforé o se aprende!