Para viver mais e melhor e preciso pensar no futuro

Você está preparado para viver 80 anos ou mais? Nossa expectativa de vida ainda não é tão alta, mas deve passar dos 80 anos em pouco tempo. O brasileiro está vivendo mais e o maior tempo de vida faz com que nossa preocupação com o futuro financeiro seja ainda maior. Você tem se preparado para isso?

Ora, se viver mais é importante, é também indispensável que esse maior tempo de vida venha acompanhado de qualidade. Quem sonha em se aposentar bem e conta apenas com a aposentadoria oficial, precisa “abrir os olhos”!

Como será o seu futuro?

É público e notório que o governo, já há muito tempo, não consegue fechar a equação entre a quantidade de pessoas que contribuem com o sistema e os valores dos benefícios pagos atualmente – imagine no futuro.

Esse mês, com a divulgação de uma nova pesquisa do IBGE que constatou o aumento na expectativa de vida do brasileiro, o valor das novas aposentadorias caiu quase 2%. Para receber o mesmo valor de antes da mudança, o trabalhador com 60 anos de idade e 35 de contribuição que quer se aposentar terá de contribuir, em média, cinco meses a mais.

Esse novo cálculo foi baseado na expectativa de vida do brasileiro em 2012, de 74 anos e seis meses, cinco meses a mais do que o estimado em 2011. Ao longo dos anos, a tendência é que novas modificações sejam implementadas para garantir a funcionalidade do sistema (até a contribuição dos já aposentados foi cogitada por muitos especialistas).