21/03/13

Pé scoa, consuma com moder é o financeira!

A Páscoa é esperada por todos nós, em especial por nossas crianças. Trata-se de mais uma data comemorativa assim como o dia das mães, dos pais, dos namorados. Para o comércio também é uma data muito aguardada, em especial para aqueles que comercializam produtos relacionados a ela. Como Educador e Terapeuta Financeiro, chamo a atenção quando o assunto é consumo. Na hora de comprar os produtos (ovos, coelhinhos e presentes) é preciso conhecer qual a situação financeira que cada família se encontra.

São três situações que uma família pode se enquadrar: Poupadora, Equilibrada Financeiramente ou Endividada/Inadimplente. A família poupadora deve sempre procurar por preços à vista e pedir desconto. Esta é a palavra de ordem! A família equilibrada financeiramente deve ficar atenta para, caso tenha que parcelar a compra, que esta parcela caiba no orçamento financeiro. A família endividada/inadimplente deve ter atenção redobrada, será preciso apresentar o problema a todos e buscar alternativas que possam contribuir para a saída desta situação, talvez uma lembrança seja mais adequado.
Segue abaixo algumas orientações para que esta data seja comemorada com muita alegria, responsabilidade e sustentabilidade financeira:
1.     Conhecer a real situação financeira em que a família se encontra.
2.     Fazer uma relação de pessoas que pretende presentear (ovos, coelhinhos, etc.).
3.     Ver quando de dinheiro tem reservado para compra destes presentes.
4.     Tendo dinheiro, buscar pelo preço à vista e com desconto.
5.     Caso tenha que parcelar a compra, atente-se para que a prestação caiba em seu orçamento financeiro mensal.
6.     Verifique se parentes, tios, avós ou padrinhos darão ovos para seus filhos. Caso si, aproveite para dar um presente diferente que eles necessitem.
7.     Evite a utilização do limite do cheque especial. Caso não tenha dinheiro, busque por outras alternativas.
8.     Pesquise na internet por promoções, mas não deixe de pesquisar também nas lojas presencialmente.
9.     Caso a situação seja de endividamento/inadimplência, aproveite para encontrar uma fonte de renda vendendo ovos caseiros, por exemplo.
10. Lembre-se: não importa o tamanho dos ovos que a criança ganhará, o importante é aproveitar o momento para unir a família e confraternizar.

Reinaldo Domingos, educador financeiro, presidente da DSOP Educação Financeira e Editora DSOP, autor de diversos livros sobre educação financeira.