Planejamento e ‘palavra de ordem’ para controlar gastos em 2015
Sem categoria
02/12/14

Planejamento e ‘palavra de ordem’ para controlar gastos em 2015

destaque_financas_2015O fim do ano chegou e com ele a vontade de gastar. Para que esse impulso não atrapalhe o planejamentode 2015, é preciso organizar as contas. Portanto, neste final de ano a palavra de ordem nos assuntos financeiros é planejamento.

Imposto sobre a Propriedade de Automé veis (IPVA), Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), matré cula escolar, é gua, luz. Essa são sé algumas das contas da mé dica Lucé lia Bernardino. Ela tem três filhos e diz que tantas despesas trouxeram dor de cabe a é família. Poré, o sofrimento de antes deu lugar ao planejamento.

já Logo que a gente casa, acaba aumentando os gastos. Não sabia exatamente como controlé -los. Né [o casal], então, come amos a colocar tudo no papel. No início foi mais complicado, mas agora já tiramos de letra afirmou a mé dica.

Li o aprendida e repetida a cada mês. Atualmente a profissional utiliza uma planilha para saber quais são os gastos familiares e coloca tudo no papel. Segundo ela, somente desta forma é possé vel terminar o ano no azul.

já Né temos dividido os gastos da seguinte forma: a gente já separa uma parte do nosso ganho para as contas fixas, que já são existentes. O que sobra é dividido: uma parte para emergé ncia, uma para lazer, e outra para viagem. A gente tem que dividir desta forma, priorizando as contas fixas já .

Quem aprova o hábito da mé dica é o consultor financeiro Everson José Juarez. Segundo ele, o planejamento é o é nico segredo para a população não se endividar durante o ano.

já A pessoa que faz isso age de maneira correta. Pé e no papel para quem deve, quanto deve e o valor que deve. Assim, uma parte do dinheiro extra que entra, como um abono salarial ou o 13é salário, pode ser deixada para suprir as despesas. A outra parte é voltada para consumo já .

Ainda conforme o consultor financeiro, se durante a organização das contas as pessoas perceberem que não sobraré dinheiro, é hora de dar mais aten o a um dos gastos.
O consultor ainda acrescenta que se tudo for colocado no papel, é possé vel observar quais são os excessos. Além disso, quando todos os gastos estão detalhados, a vida financeira se torna mais fácil, conforme ele.