Planejamento financeiro: f a da sua viagem de férias um sonho sem dívidas
07/10/15

Planejamento financeiro: f a da sua viagem de férias um sonho sem dívidas

20150929-dinheirama-viagem-feriasMesmo com o cené rio econé mico não favoré vel, os brasileiros não deixam de planejar viagens de fé rias. Um levantamento da empresa Ipsos Connect mostra que 70% dos entrevistados pretendem fazer viagens nacionais e internacionais nos próximos 12 meses.

já As pessoas prezam por um momento de descanso e acreditam que viajar é a melhor forma de se desligar dos problemas e se divertirem com a família já , afirma Diego Oliveira, diretor da Ipsos.

Com a proximidade do mês das fé rias já dezembro já muitas pessoas se empolgam e se deixam levar pela euforia do momento, o que pode acabar comprometendo o planejamentofinanceiro.

De acordo com o educador financeiro Reinaldo Domingos, organização é fundamental para garantir asé fé rias dos sonhosé sem comprometer demais a renda ou se encher de dívidas.

já Planejamento! Essa deve ser a palavra de ordem para que se consiga realizar os sonhos sem desrespeitar o padrão de vida e, assim, não ser surpreendido de forma negativa no come o do próximo ano já , diz Reinaldo.

O primeiro aspecto a ser levado em consideração é realizar um diagnóstico de suas finanças para ter cié ncia de quais são seus ganhos e suas despesas.

já Sabendo em que situação financeira você se encontra, é mais fácil definir quanto poderé separar para a viagem de fim de ano. Com os valores em mé os, é hora de decidir o destino que se encaixa em seu planejamentojá , explica o educador financeiro.

Apé a defini o do local da tão sonhada viage, o próximo passo é pesquisar pre os e estimar os gastos.

é muito importante munir-se de muitas informações atravós de guias, sites sobre roteiros, dicas de hospedagem e alimentação com descontos, entradas promocionais ou gratuitas em museus e pontos turé sticos para otimizar as despesas e aproveitar mais o período gastando menos.

Viajar fora da alta estação e aproveitar promo ões de companhias aáreas, rodovié rias ou maré timas podem ser é timas alternativas para baixar os custos.

Depois, é hora de organizar um planejamentocom todos os itens. Quanto mais detalhado, melhor. A partir daé, você terá o valor alvo a ser guardado. Não se esque a dos seguros viagens necessérios e de deixar uma marge, de pelo menos 10% do oré amento, para imprevistos.

No momento da contratação dos serviços, a dica é negociar pre os e formas de pagamento. Sempre hé espaís o de redué ões sobre o planejamentodesenhado inicialmente e oportunidades de descontos para pagamentos é vista.

Se você ainda não possui todos os recursos, será preciso fazer alguns sacrifé cios em prol da tão esperada viagem de fé rias. Para isso, a recomendação é fazer cortes nos gastos da rotina.

Evitar ir ao shopping, não comprar nada que seja dispensé vel no momento e cortar as refeié ões fora de casa são algumas mudanças que podem ajudar a conseguir o dinheiro que falta.

Fé rias sem gastar muito

Mesmo se a sua família estiver em situação de endividamento, é possé vel aproveitar as fé rias sem gastar muito. O descanso é muito importante para repormos nossas energias e trabalharmos melhor.

Por isso, mesmo que você esteja com dívidas ou não tenha reservas suficientes para fazer a viagem dos sonhos, use sua criatividade para curtir o período de recesso da melhor forma.

Visitar amigos, ir ao parque com a família, programar um piquenique, pesquisar eventos culturais e oficinas gratuitas da cidade como museus e exposições são algumas sugestões.

Outra ideia é programar um passeio é praia ou ao campo ou organizar uma festa com amigos e dividir os custos. Pesquise formas alternativas para se divertir, estar com quem você gosta e descansar.

Mas não entre ou aumente dívidas para fazer algo fora de suas condié ões financeiras. Isso sé fará com que o momento de lazer se transforme em um pesadelo. já O importante é sempre ter em mente que a diversão não depende apenas do dinheiro, mas, sim das pessoas que estão conosco nesses momentos afirma Domingos.