Planejamento financeiro para ser feliz

Planejamento financeiro para ser feliz

20130924-dinheirama-destaque-planejamento-financeiro-condicao-ser-felizEm uma noite do inverno gaé cho, me encontrava na sala de aula com uma turma de aproximadamente 50 alunos na faculdade. Antes de iniciarmos a aula de economia, solicitei que enumerassem cinco das principais necessidades que cada um possui e que de fato eram importantes para eles. Meu objetivo era bem claro e penso que cabe a cada um de nós exercitarmos esse pensamento de forma constante.

Quais de fato são as nossas principais necessidades? Minha proposta é irmos fundo e descobri-las, pois somente seremos felizes se de fato identificarmos quais são. Segundo o IBGE, 85% das famílias brasileiras possuem problemas financeiros em fun o da mé administração dos gastos.é Você já se perguntou por que algumas pessoas com rendimento bem abaixo do seu conseguem ser felizes? A resposta é simples: elas conseguem administrar sua renda de forma compaté vel com os seus respectivos gastos e, provavelmente, administram bem suas finanças .

Na teoria economica existem diversos estudos que comprovam que a felicidade está associada com a expectativa que temos e, principalmente, com a relação social que temos. Esse estudo nos deixa duas lié ões: a primeira associa a questão economica com a felicidade pessoal. A segunda nos diz que precisamos sim nos adequar com a nossa realidade e não buscar em cené rios de novela a nossa satisfação, pois essa procura poderé não ter fim.

Qual a solu o então ? Parece-me que parte da resposta está na forma como você está dirigindo a sua vida. Fazendo uma relação economica, quero enfatizar a importância do planejamento oré amenté rio. Venho tentando convencer empresas e pessoas que felicidade e sucesso devem ser construé dos aos poucos e que isso não é nada complicado e tampouco algo ruim.

Mas para isso é fundamental ter claro quais são as suas reais necessidades. Lembre-se: a impossibilidade de comprar não é algo feio, isso é uma condi o. Pior é a op o de comprar e não poder pagar, isso é frustração.