Poupar para a aposentadoria: quanto antes, melhor!

Se você tem menos de 65 anos, é quase certo que conheça alguém com 65 ou mais. Esta já é uma realidade para milhões de brasileiros. E a tendência é de que, nos próximos anos, essa expectativa de vida aumente ainda mais. Por isso, o planejamento financeiro para a aposentadoria ganha cada vez mais espaço na agenda financeira dos brasileiros. E não é à toa. Em grande parte, os recursos do futuro dependem da capacidade de acumular, ao longo da vida, um patrimônio que garanta renda suficiente para a aposentadoria.

Registre já: quanto antes você começar, melhor!

Muitas despesas costumam diminuir com o tempo. É possível que você já tenha casa própria e que seus filhos estejam criados. No entanto, as despesas com saúde tendem a aumentar

O que é importante saber?

Para traçar o seu plano de aposentadoria, leve em conta:

*A sua idade atual

*A idade em que pretende se aposentar

*A renda que deseja no futuro

Para uma projeção mais realista, você pode conversar com pessoas de mais idade de seu círculo e perguntar a elas sobre as despesas neste momento de vida. Comparar com o que você ganha atualmente fica mais fácil de chegar a um valor. Antes de escolher onde investir, esteja atento a todas às opções e obtenha informações com profissionais especializados. Esclareça suas dúvidas, analise possibilidades, avalie necessidades, para adquirir produtos adequados ao seu perfil.