Preven é o tercié ria
20/10/14

Preven é o tercié ria

10374526_359087120882504_1287909763453018400_nConsiste em intervené ões com objetivo de minimizar a perda de qualidade de vida decorrente da doené a.

Quem Procurar?

Uma mulher que queira prevenir o cé ncer de mama deve, antes de qualquer coisa, ter um médico (ginecologista, mastologista, geriatra) com o qual possa discutir esta preocupação.

Com base na idade da paciente, no seu histórico familiar, e na presené a e gravidade de outras doené as que ela possa ter, o médico pode propor estraté gias diferentes de preven o.

Em linhas gerais, a preven o consiste em:

Exame clé nico anual das mamas por um profissional de saúde.
Mamografia anual ou bianual, a partir dos 40 anos de idade (em mulheres com risco equivalente ao da população geral).
Para mulheres identificadas como tendo um risco maior que o da população geral, com base no histórico familiar de outros casos de cé ncer de mama ou ové rio, a recomendação pode ser por uma estraté gia de rastreamento ainda mais precoce, e até o encaminhamento para um oncogeneticista.

Este profissional pode, a partir de uma elaborada histé ria familiar e de um heredograma, é rvore da família no que tange a outros casos de cé ncer, calcular o risco de uma paciente desenvolver cé ncer, com base em vários modelos matemé ticos.

Com o resultado deste risco calculado, pode então ser necessério o encaminhamento para um mastologista que pode propor uma cirurgia redutora de risco, ou para um oncologista que poderé propor medidas medicamentosas para preven o.

No Brasil, onde a mamografia de rastreamento é recomendada pelo Ministério da Saé de a partir dos 50 anos (o ideal seria a partir dos 40 anos), toda mulher a partir desta idade deve procurar uma Unidade Bé sica de Saé de para solicitar o exame das mamas por um profissional médico e uma mamografia.

Mulheres a partir dos 40 anos de idade, que procurarem uma Unidade Bé sica de Saé de, tem amparo na Lei (Lei 11664/08) para solicitar que seja feita mamografia de rastreamento, apesar da falta de recomendação formal pelo Ministério da Saé de.

Além disso, se ao autoexame (atualmente se fala em autoconhecimento das mamas), a mulher notar uma alteração nova, ela deve procurar um médico (ginecologista, mastologista, clé nico geral, geriatra ou oncologista). Este deveré fazer o exame clé nico das mamas e solicitar a mamografia independentemente da idade da paciente.