Reorganize seu orçamento dom stico em sete dias

Reorganize seu orçamento dom stico em sete dias

7-dicas-para-controlar-o-orcamento-familiar-7fcd244dO planejamento financeiro, também chamado de planejamentodomêstico, é a principal dica tanto para evitar a inadimplé ncia quanto para sair dela. Pesquisas revelam a fragilidade dos consumidores e a falta de planejamento. Para se ter uma ideia, em 2015, dois milhões de brasileiros entraram na lista de inadimplentes estimada em cerca 56,5 milhões de brasileiros, segundo o indicador do SPC Brasil de maio.

já Para não ficar inadimplente é preciso ter um mínimo de planejamento e, para isso, tem que ter um planejamento reforé a o educador financeiro do Meu Bolso Feliz (portal de educação financeira do SPC Brasil), José Vignoli. Ressalta que a dica mais preciosa é parar e refletir em cima das receitas e gastos anotados o que tem que ser cortado, ajustado para obter o equilé brio. Indica que também é preciso evitar tomar crédito e conversar com a família. já Muitas vezes, o provedor fica segurando sem dividir e isso não está certo. Todos tem que saber o que está acontecendo e colaborar já .

Organizar-se
O diretor de inovação e sustentabilidade da Boa Vista SCPC, Fernando Cosenza, também defende a elaboração de um planejamentocomo forma de não ficar inadimplente. já No papel ou planilha no computador colocar todas as receitas, depois as despesas fixas (aluguel, condomé nio, mensalidade escolar, plano de saúde etc) e as varié veis (contas de é gua, luz e telefone, por exemplo) explica, ressaltando que se os gastos forem superiores é receitas a pessoa vai terminar ficando sem condié ões de pagar todas as dívidas.

já Se isso ocorrer, o caminho é cortar despesas para ficar no azul orienta. Destaca que, feito o oré amento, é preciso trabalhar para executar o plano. Como exemplo cita o gasto estimado com o supermercado (despesa varié vel) no mês. Se o planejado era gastar R$ 500, e no dia 25 esse valor do mês inteiro, é preciso adotar providé ncia. já Ou não vai mais é compras no restante dos dias ou decide ir e para compensar corta a pizza, cinema ou outro forma de lazer, naquele mês diz, Consensa, salientando que sem esse plano não se vé o descontrole ocorrendo e aé vem a inadimplé ncia.