Se as crian as são consumistas, cabe aos pais ensiné -las a ter controle

Se as crian as são consumistas, cabe aos pais ensiné -las a ter controle

2014-09-17-mesada

Dinda, olha, é o meu sonho de consumo. Quando minha afilhada de seis anos de idade disse isso, enquanto visité vamos meus pais, achei estranho e fui ver do que se tratava. Afinal, o que poderia haver assim de tão encantador para uma criança na casa de duas pessoas de idade? Ela estava na cozinha, encantada diante de uma daquelas panelas que fritam a comida sem usar gordura (air fryer). Achei que ela nem soubesse o que era aquele aparelho, mas ela sabia si, alié s, até mais do que eu. Me deu uma aula sobre as qualidades do produto e de como ele era bom para a saúde.é A resposta, quando perguntei como ela sabia de tudo aquilo, foi é bvia: havia visto na TV. Claro. Até nos intervalos dos desenhos animados existem propagandas direcionadas aos adultos, e ela, curiosa como sé, acompanha tudo.

As crianças de hoje tem muitos sonhos de consumo, como disse a pequena. Reflexo desses tempos em que sé se fala em comprar, comprar, comprar. O tempo todo o que se escuta é você precisa ter isso, você não pode viver sem aquilo, os “must have” da estação que está chegando… Neste mês da Criané a, então, o bombardeio é direto e massivo. O é mpeto para o consumo é cada vez maior, mas colocar um freio para pelo menos minimizar o impacto deste consumismo desenfreado nas crianças e adolescentes depende muito de nós, os adultos.é A educação financeira da família é imprescindé vel, e vai preparar os filhos para o futuro, formando cidadãos mais conscientes.

Hé poucos dias assisti uma reportagem na televisão mostrando o endividamento das famílias brasileiras. Milhares de pessoas não conseguem dormir é noite preocupadas com a falta de dinheiro para pagar as dívidas, que aumentam sem parar devido aos juros astroné micos dos cartões de crédito, por exemplo. Para que isso não aconte a com nossos filhos e netos no futuro é imprescindé vel que os ensinemos desde já a lidarem com dinheiro e com seus anseios consumistas. é um desafio grande, claro, mas possé vel.

Reinaldo Domingos é educador financeiro e autor do livro Mesada não é sé dinheiro, além de assinar a cole é o didé tica de educação financeira para o Ensino Bé sico, adotada em diversas escolas do país.é Segundo ele, um dos caminhos para as famílias educarem financeiramente seus filhos é estimulé -los para que identifiquem seus sonhos de curto, médio e longo prazos; ensinando a investigar quanto custam esses sonhos e que é preciso poupar hoje para ter depois. Temos de mostrar a eles que é preciso ter objetivos, fazer escolhas e que nada é mé gico, poré, tudo é possé vel, desde que o dinheiro seja usado com foco e sabedoria, reforé a Domingos.