11/04/13

Se estiver ansiosa, não vé s compras

A coisa já é tema de estudos avançados do comportamento humano. E agora uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito vem confirmar tudo: 85% dos brasileiros compram por impulso. E, embora se diga preparado para lidar com o próprio dinheiro, 74% deles não tem qualquer investimento. O estudo, feito para testar o grau de conhecimento do consumidor sobre finanças, foi feito em todas as capitais do País, ouvindo 646 consumidores.

Segundo o SPC, quatro em cada dez entrevistados admitem fazer as compras por impulso em momentos de ansiedade, tristeza ou angústia. Entre estes, a ansiedade por algum evento que se aproxima – festa ou viagens, por exemplo – é o motivo que aparece nas classes A e B, enquanto a baixa autoestima – como insatisfação com a própria aparência – é a razão mencionada nas classes C e D. “Na busca pelo prazer imediato ou para exibir um estilo de vida que não condiz com a própria renda, o comprador se alivia momentaneamente, sem se importar com o futuro do próprio bolso”, diz a economista do SPC Brasil, Ana Paula Bastos. Segundo a pesquisa, se houvesse uma situação de perda total das fontes de rendimentos, 30% dos consumidores admitiram que não conseguiriam manter o atual padrão de vida nem por um mês, enquanto 35% conseguiriam mantê-lo de um a três meses; 17% deles conseguiriam por quatro a seis meses e 10% entre sete e 12 meses. Apenas 7% da população conseguiria manter-se firme nessa situação por mais de um ano.

O estudo também mostra o imediatismo do consumidor brasileiro: quatro em cada dez entrevistados gastam tudo o que ganham e não conseguem poupar qualquer quantia. A grande maioria deles (74%) não mantém qualquer investimento. “Apesar de a pesquisa apontar que 72% dos entrevistados se consideram aptos a fazer a administração das finanças de casa, o que se percebe é que o brasileiro não tem noções básicas de orçamento doméstico e não sabe lidar com o próprio dinheiro”, afirma a economista.