5040212-penge

Você provavelmente já repetiu essa pergunta várias vezes e, em várias outras, sabia que tinha algo pra fazer, mas a lembrança das faturas não passou nem perto da sua cabeça. Você, inclusive, coloca a culpa na memória quando recebe juros por um pagamento atrasado, acertei? Mas já parou pra pensar que esquecer de pagar as contas do mês pode ter a ver com você passar o dia todo pensando em mil coisas ao mesmo tempo?

O cansaço não é a única consequência dessa nossa rotina estressante. Dormir mal, não ter tempo para se cuidar e preocupação em excesso prejudicam a memória. E a sua saúde financeira pode ser uma vítima disso!

Mas você não precisa simplesmente aceitar essa situação, né? Dá para seguir essas 5 dicas e fugir do risco de ficar com o nome sujo!

  1. Cole uma tabela em um lugar que você sempre veja

O que os olhos não veem o coração (e nem a memória) não sente. Então, o primeiro segredo é tornar as datas de pagamentos bem visíveis! Faça uma tabela com todas elas e cole-a em um lugar de alcance máximo dos seus olhos – na geladeira pode ser uma boa! Assim, toda vez que você passar pelo local, se lembrará da tarefa.

  1. Coloque as contas fixas no débito automático

Aquelas contas que se repetem todos os meses, como o convênio médico ou a mensalidade da escola das crianças, podem ser colocadas no débito automático do cartão para que você não corra o risco de esquecê-las. Já é uma preocupação a menos né?

  1. Programe as datas das contas para o mesmo dia

Uma boa dica para não se atrapalhar com as datas de pagamento e acabar esquecendo de alguma é agendar todas elas para o mesmo dia do mês. Quer melhorar ainda mais isso? Então programe o vencimento das contas pra perto do dia em que você recebe seu salário. Assim, você garante que ainda terá dinheiro disponível para arcar com esse compromisso e não corre o risco de gastar o dinheiro necessário com outras despesas.

  1. Acione lembretes para essas datas

Lembretes no calendário do celular também podem te ajudar a não deixar passar nenhuma data importante – confessa, você já faz isso com os aniversários dos familiares, né? Por que não fazer o mesmo com os vencimentos das contas? Também vale experimentar aplicativos como o Bills Reminder e o Bill Keeper, onde é possível programar notificações que te lembram de pagar as contas alguns dias antes de elas vencerem.

  1. Antecipe os pagamentos quando for possível

Se, mesmo com todas essas dicas, você ainda se atrapalha, a melhor alternativa é pagar as contas antecipadamente. Logo que você receber o boleto, já acerte a despesa. Assim, você garante que nada passará despercebido e não corre o risco de arcar com juros por atraso.

Mas não dá pra se preocupar só com o dinheiro né? É ainda mais importante cuidar de si mesmo! Se a sua memória está sendo prejudicada, pode ser um aviso de que algumas mudanças no dia a dia devem ser feitas. Saúde em primeiro lugar, sempre!

Com todas essas dicas, se prepare pra dizer adeus aos juros por atraso!

Compartilhe nas Redes Sociais:

Fonte: GuiaBolso


Leia também