Setembro Amarelo

Setembro Amarelo

as

Campanha de conscientização sobre a preven o do suicé dio, o Setembro Amarelo busca chamar aten o para um problema social já silencioso pois pouco divulgado e comentado. é difácil até mesmo perceber quando uma pessoa pré xima está em vias de tentar tirar a pré pria vida.

Oficialmente, dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Preven o ao Suicé dio, mas a campanha acontece durante o ano todo e, de forma mais intesiva, durante que lhe empresta o nome. O Setembro Amarelo salienta que o suicé dio não pode mais ser tratado como um tabu e que é preciso falar sobre isso como um problema de saúde pé blica para então enfrenté -lo.

Para mobilizar as pessoas sobre a importância de entender os sinais que podem levar a tal ato extremo, a campanha busca mostrar que a preven o ao cometimento do suicé dio passa por atitudes simples como a conversa, a observação desses sinais. Na grande maioria dos casos as tendé ncias suicidas são eliminadas a partir da preven o, seguindo cuidados especé ficos em cada caso.

A campanha Setembro Amarelo, no Brasil, é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).