Um pouco de controle financeiro não faz mal a ningu m

 Aprender a organizar suas finanças gastando um pouco menos do que ganha e investir a diferença na construção de um projeto de longo prazo, para atingir determinada poupança ou realizar um sonho, isso não é nada fácil! Ainda mais sem educação, planejamento, determinação e força de vontade. Nenhum de nós alcançará a tão sonhada estabilidade financeira sem antes projetar aquilo que quer conseguir.

Para alcançar a estabilidade financeira não basta somente ter força de vontade e determinação é preciso planejamento e controle financeiro. Planeje sua vida de modo que todas as suas despesas fixas estejam em uma tabela para você visualizar suas dividas de longo, médio e curto prazo. Assim, você já pode começar o seu planejamento financeiro, colocando todas as despesas “no papel”. Comece a planejar a sua vida financeira de modo estratégico, essa é a primeira dica para conquistar o seu tão sonhado controle financeiro.

A segunda dica que tenho, é você dividir, pelo numero de dias do mês, toda sua despesa fixa mensal, assim ficará sabendo quanto gasta por dia. Também divida seu rendimento mensal pelo numero de dias do mês. Em seguida subtraia do seu rendimento diário o valor do seu gasto diário o resultado é seu “saldo diário”.

Terceira dica considere essa dica como o principal momento do seu planejamento financeiro, se você já sabe qual é o seu saldo diário, ou seja, quanto você tem para gastar por dia, adquira o habito de usar uma caderneta, para anotar seus pequenos gastos diários, por mais insignificantes que sejam. Procure sempre deixar certa quantia guardada, lembre-se, você nunca deve gastar mais que seu saldo diário! Procure não ficar com saldo negativo em nenhum dia durante o mês. Sei que isso não é uma tarefa fácil, mas se você conseguir colocar em pratica essa técnica de gestão dos gastos pessoais, as chances de você organizar suas finanças aumentarão consideravelmente.

Quarta dica. Procure evitar:

Quinta dica. Elabore seu PEP (Planejamento Estratégico Pessoal), as grandes organizações trabalham com planejamento individual por setores formando assim um todo. Podemos fazer isso em nossas vidas, tanto profissional, quanto no pessoal.

Planejar não é difícil, basta apenas você se perguntar: Onde quero estar daqui a dois, três ou quatro anos? A partir desse questionamento, crie estratégias de como você vai conseguir alcançar esses sonhos. Assim, estipular metas e objetivos é de suma importância para o desenvolvimento do seu Planejamento Estratégico Pessoal.

Usar o PEP (Planejamento Estratégico Pessoal), aliado ao seu Planejamento Financeiro Pessoal é a formula do sucesso profissional e pessoal. Não tenha medo do futuro, planejando tudo ficará mais fácil!

Seguindo essas dicas, você terá grandes chances de ter dinheiro para dar uma incrementada no visual, trocar de carro, fazer uma viagem nas férias ou realizar aquele seu sonho de consumo!