15/08/13

Use o crédito com responsabilidade

Com a estabilidade econômica, as ofertas de crédito aumentaram consideravelmente nos últimos anos. Crédito, quando bem utilizado, é uma ferramenta importante para estimular a economia. Com ele, é possível conquistar muitos sonhos e melhorar o padrão de vida.
Mas é preciso saber usar com responsabilidade, para não transformá-lo em um problema. Confira alguns cuidados que ajudam você a contratar um empréstimo com responsabilidade, reduzindo a possibilidade de endividamento.

Faça as contas e contrate apenas o valor que cabe no seu orçamento

·         Use apenas o necessário.

·         Para usar o crédito de forma responsável, questione se o que pretende fazer é realmente importante e se este é o melhor momento para você contratar.

·         Não utilize o crédito por impulso, muito menos aceite a colocação forçada de produtos contra a sua vontade. Você não é obrigado a adquirir algo que não queira.

Gastos complementares

·         Prestações de valor baixo são tentadoras, especialmente quando se adquire um sonho de consumo, como um carro. Você pode achar que R$ 400 é uma parcela adequada, mas não esqueça dos gastos com combustível, manutenção, IPVA e seguro.

·         No caso de um computador ou smartphone, você deve levar em conta o custo com a internet e o plano do aparelho. São itens importantes que devem entrar no seu orçamento.

Seu orçamento

·         Confira seus gastos, receitas e despesas antes de assumir um novo compromisso.

·         Leve em consideração os gastos mensais com alimentação, moradia, contas de consumo (luz, água, condomínio, escola, telefone etc.) estudos e lazer.

·         Se optar pelo crédito, veja se esse novo gasto pode ser abatido diretamente de sua renda por meio de consignações ou de benefícios do INSS.

Valor da parcela

·         Veja qual é o valor da parcela mensal que você pode pagar, sem comprometer seu orçamento.

·         O ideal é limitar a, no máximo, 30% da renda mensal líquida.

Reserva extra

·         Mantenha sempre uma reserva extra para adquirir bens e serviços como remédios, consertos domésticos, entre outras necessidades que podem surgir a qualquer momento.

·         Se possível, inclua a reserva extra em seu orçamento e procure aplicá-la em um investimento adequado ao seu perfil.