Veja 10 dicas para economizar na compra do material escolar

Veja 10 dicas para economizar na compra do material escolar

lista-de-material-escolar-cuidado-com-os-itens-abusivos-1-55-565A lista é grande, são dezenas de itens, mas, apesar do aumento de 8% previsto pelo Sindicato de Livrarias e Papelarias do Distrito Federal (Sindipel), sempre é possé vel conseguir descontos e economizar nas compras. Para saber como, confira as dicas educador e terapeuta financeiro Reinaldo Domingos.

1. Caé a aos materiais

Uma vez recebida a lista com os itens necessérios para o próximo ano letivo, os pais podem propor uma brincadeira: a caé a aos materiais que sobraram da sé rie anterior. Depois de agrupados, é hora de separar o que poderé ou não ser reutilizado. já é vezes, é possé vel economizar até 20%, porque a criança tem espalhados pela casa mochila, uniforme, canetas e lápis que podem ser reaproveitados diz Domingos.

2. Troca em casa

Se as crianças resistirem é ideia de reutilizarem os materiais do ano passado, que tal propor uma troca? Uma ideia é explicar que, ao economizar na compra do material, será possé vel investir em passeios, por exemplo.

3. Troca na escola

Procure saber se a escola promove troca de livros didé ticos e de literatura entre os alunos de sé ries diferentes. O Colé gio Jo o XXIII, em Porto Alegre, realiza anualmente essa ação. já Os alunos trazem o material didé tico já usado e nós os colocamos é disposi o dos pais, para que eles peguem o que for necessério. Para facilitar essa troca, a escola cuida para não trocar todas as obras pedidas para uma sé rie de um ano para o outro afirma Eliane Santa Bré gida, bibliotecé ria da institui o. Mas se apresse: segundo ela, a procura pelas obras come a antes mesmo do final de ano.

4. Internet e promo ões

Para comparar pre os, faé a buscas na internet e fique atento a promo ões. Aproveite para fazer as compras antes da remarcação dos pre os. já Nesse período de final e início de ano, as pessoas não compram material escolar, mas presentes. Como esses itens ainda não tiveram seus pre os remarcados, porque a procura ainda é baixa, o consumidor pode encontré -los por pre os mais em conta e interessantes afirma Domingos.

5. Comprar em atacado

Junte os pais dos colegas do seu filho para comprar em atacado. Isso aumentaré as chances de negociar pre os menores com as livrarias e papelarias. Dependendo do número de pais envolvidos, é possé vel gastar até 30% a menos, segundo o terapeuta financeiro.

6. Grande concorré ncia

Para encontrar pre os ainda mais em conta, os pais devem ir em áreas de grande concorré ncia – como a 25 de maré o, em Sé o Paulo, por exemplo. Lá, hé maior diversidade de oferta pelos mesmos produtos. Entretanto, mesmo nessas áreas é preciso visitar ao menos três lojas em busca do melhor pre o.

7. Tenha calma

Na busca dos materiais, é preciso ter calma. Se fizer isso correndo, a probabilidade de pagar mais caro é alta, pois os pais tendem a ir a apenas uma loja e não comparar pre os. Além disso, se o filho tem problemas em reconhecer o valor do dinheiro, é melhor deixé -lo em casa.

8. Fuja na moda

O ideal é fugir de produtos com personagens da moda, porque isso traz um gasto extra e desnecessério. Um caderno exerce a mesma fun o, com ou sem determinada figura.

9. Considere a situação financeira

Para saber qual a melhor forma de pagamento, a família precisa levar em conta sua atual situação financeira. O ideal é sempre comprar é vista, porque a possibilidade de conseguir descontos mais significativos aumenta. Já aqueles que estão com o planejamentomais apertado devem procurar parcelas que caibam na realidade economica da família.

10. Hé salvação

Mesmo para os pais que já estão inadimplentes e precisam comprar o material escolar dos filhos, hé salvação. já Nesses casos, sugiro que a família não compre todos os itens da lista. O melhor é ir até a escola e saber o que é essencial para o primeiro bimestre, por exemplo, e falar para o filho a importância de cuidar do material comprado diz Domingos.