08/04/13

Veja 11 dicas de como consumir sem comprometer o or amento

1- Eu preciso disso? Antes de sair comprando por aí, questione-se se você realmente precisa do produto. Reflita sobre suas reais necessidades ou se esse é o melhor momento para realizar uma compra. Procure também não ficar olhando promoções, só entre nos estabelecimentos que lhe interessam – dessa forma, você evita compras por impulso. Na internet, a tentação também é grande, pois tudo está a um clique, por isso, evite comprar com pressa e crie o hábito de pensar e avaliar antes de comprar algo.

2- Reutilize Não compre um produto que você já tem em casa e que possa ser reaproveitado, além disso, use os produtos até o final. Se você viu um shampoo novo em uma propaganda e quer experimentar, espere o outro produto que está aberto terminar e aí sim você pode comprar um novo.

3- Faça listas A impulsividade é inimiga do consumidor, pois você acaba gastando mais do que o necessário. Para não correr esse risco, planeje a sua compra – se vai fazer compras no supermercado, liste quais produtos você precisa e a quantidade de cada u, assim você compra menos e melhor.

4- Pesquise preços Quando você pesquisa o preço de um produto, acaba encontrando o que deseja por um preço menor, e acaba economizando. Para isso, vale fazer uma cotação na internet e visitar virtualmente algumas lojas para conhecer melhor o produto antes de chegar à decisão final.

5- Compare Se está em dúvida entre alguns produtos, compare-os. Leia os rótulos com atenção, observe as características e finalidades de cada um e dê preferência para os que possuem selo de certificação. Dessa forma você vê qual é o produto que melhor se encaixa às suas necessidades.

6- Diga não à pirataria Compre sempre de comércio legalizado e evite produtos falsos ou contrabandeados, pois você não tem garantia caso o produto não funcione ou quebre, além de não conseguir reclamar com os órgãos de defesa do consumidor, caso algo aconteça.

7- Saiba parcelar Aprenda a negociar e faça uso de seus direitos. Se a intenção é realmente comprar algo, certifique-se de ter demandado, e conseguido, as melhores condições para isso. Em caso de parcelamento, fique atento às reais condições de pagamento para evitar transtornos com juros e multas.

8- Use o crédito a seu favor Quando você precisar ou decidir usar uma linha de crédito, verifique qual corresponde às suas necessidades, avalie os prós e contras e utilize-a com responsabilidade para não correr o risco de ficar com o nome sujo.

9- Exija a nota fiscal Com dinheiro, cheque, cartão de débito ou crédito – independentemente da forma como você paga suas contas, peça sempre a nota fiscal. Ela garante seus direitos de consumidor em relação às mercadorias (ao contrário dos produtos piratas discutidos na dica nº6)

10- Conheça seu direito O Código de Defesa do Consumidor existe para guiar as relações de consumo, tanto direitos quanto deveres. Por isso, procure saber quais são eles antes de qualquer reivindicação. Um exemplo, é a política de troca das mercadorias, ao contrário do que se pensa, o estabelecimento não é obrigado a trocar uma peça de roupa que não serviu no consumidor ou que ele não gostou.

11- Fale com a família Discuta sobre orçamento, consumo responsável e planejamento com a família. É importante que as crianças aprenda, desde cedo, as lições de consumo na prática, pois quando crescerem irão saber controlar suas próprias finanças. Se possível, sensibilize outros consumidores sobre a importância do assunto.