17/01/13

Veja os tributos embutidos nos materiais escolares

Neste mês, os pais começam a comprar os materiais escolares dos seus filhos e pesquisar muito bem o preço de cada item pode fazer toda a diferença no orçamento. Como o Leão também frequenta as aulas, os pais devem estar atentos, pois o tributos podem representar quase metade do preço final dos materiais.
Por exemplo, do preço total de uma caneta comu, 47,49% podem ser tributos; já no preço da régua, 44,65% representam impostos. Os dados são do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário) que também mostrou que 42,71% do valor de uma cola são de tributos.

Além da caneta e da régua, a agenda escolar, a borracha e o apontador possuem alta tributação, de 43,19%.

De acordo com o presidente executivo do IBPT, João Eloi Olenike, ainda que o livro possui imunidade sobre os impostos, restam os tributos incidentes sobre a folha de pagamento e sobre o lucro obtido com sua venda.

Olenike espera que, com a Lei nº 12.741/12 – que entrará em vigor no próximo mês de junho para garantir a informações dos tributos incidentes em produtos e serviços na nota fiscal – “o contribuinte tenha maior consciência para cobrar melhores serviços públicos no País, inclusive com relação à educação de qualidade”, afirma.

Outros produtos

Além dos produtos citados acima, outros possuem alta tributação, como um simples lápis: 34,99%, fichário (40,33%), folhas para o fichário (37,77%) e até as lancheiras das crianças (39,74%).

Fonte: InfoMoney