VIII Encontro de Previdência Complementar e sucesso de pé blico
10/07/17

VIII Encontro de Previdência Complementar e sucesso de pé blico

banner_evento_ok

Mais de 350 pessoas, entre conselheiros, dirigentes e colaboradores das entidades de previdência complementar, além dos patrocinadores dos estados de Santa Catarina, Parané e Rio Grande de Sul, passaram pelo Centro de Eventos da FIESC, em Floriané polis/SC, entre os dias 03 e 04 de julho. Eles participaram do VIII Encontro de Previdência Complementar – Região Sul, que este ano foi realizado pela Associação Catarinense das Entidades de Previdência Complementar (ASCPrev) e trouxe como tema “Previdência Complementar: Oportunidades e Confiabilidade”.

Clique aqui e confira a galeria de fotos do evento!
Clique aqui e confira a galeria de fotos do evento!

O Diretor Presidente da ASCPrev, José Manoel de Oliveira, abriu o evento destacando que, no cené rio atual, a poupané a complementar é ainda mais importante e vem como uma excelente alternativa para as pessoas desfrutarem de uma renda que possibilite mais tranquilidade na aposentadoria.

“A longevidade e a falta de cultura previdencié ria são temas fundamentais e que precisam de mais debate e mudané a. Por isso, trabalhar a educação financeira e previdencié ria junto aos nossos participantes é fundamental para fazé -los compreender a importância de se pensar no longo prazo. Para se ter uma ideia, apenas 4% dos brasileiros poupam para a aposentadoria. E esse é um dos piores é ndices do mundo. Imagina viver até os 90, 100 anos sem nenhuma reserva para garantir o seu nível de vida?”, questionou aos participantes.

Apé a abertura, aconteceu a palestra magna com o escritor e palestrante Marcos Piangers, que é referência em criatividade e tecnologia e trouxe o tema já Criatividade | Fora da caixa. Dentro da caixa com bastante interação e descontração. já Meu avé e minha mé e tinham uma boa relação com o dinheiro e isso passou para mi, minha mé e inclusive possui previdência complementar e hoje vive super bem contou. Ele destacou a importância da criatividade em tempos de crise e como os tempos mais difáceis acabam por empurrar as pessoas para a inovação.

Depois, foi a vez de Vanessa Dall Inha apresentar o case já Relacionamento com o Participante mostrando como a comunicação é importante e precisa de ações estraté gicas para ser efetiva.

Apé o almo o, o VIII Encontro teve continuidade com o painel já Gestão que contou com a mediação de Regidia Frantz e a participação de Giovana Michelin Letti – que falou sobre Gestão Juré dica, Já lio Cé sar já falando sobre Gestão Conté bil, e Rafael Porto já que apresentou Gestão Atuarial. Os convidados reforé aram a importância do trabalho em conjunto para integrar as áreas e promover um trabalho mais transparente, com mais segurané a para a entidade e para os participantes.

O painel já Cené rio Econé mico X Estraté gias de Investimentos já aconteceu após um intervalo e trouxe como mediadora Cláudia Janesko. Nesta interação, o assunto já Perspectivas de Renda Varié vel num cené rio de queda de juros no Brasil já foi apresentado por Rogé rio Poppe, já Queda de Juros: Diversificação de Classes de Ativos ou Estraté gias? por Edgar Loureiro, já Investimento em A ões no Cené rio Econé mico Atual por Frederico Sampaio, e já Oportunidades Além da Bolsa por Diego Montezano Santos. Os palestrantes destacaram que nos próximos anos a economia ainda estaré em recuperação, poré m existem oportunidades mesmo em cené rio de crise.

O primeiro dia terminou com a palestra de José Edson da Cunha Junior, que atua na Previdência Complementar hé 23 anos e exerceu o cargo de Secreté rio de Polé ticas de Previdência Complementar do Ministério da Previdência Social por seis anos. Ele trouxe o tema já Impactos da Reforma da Previdência nos Fundos de Pensão já e destacou que para o crescimento da área, é necessério aperfeié oar os planos tornando-os mais flexé veis e atrativos. já Qualquer que seja o resultado da reforma da previdência, a previdência complementar ganharé ainda mais importância na vida do brasileiro. Para continuarmos vencedores temos que nos reinventar, pois a reforma resultaré no incremento da poupané a para a previdência complementar explicou.

O segundo dia do Encontro come ou com o painel já Sustentabilidade que foi mediado por Edison Danilo Massulo Lisbé a. Na ocasié o, é lvaro da Luz falou sobre o tema já Previdência Privada e a Importância do Planejamento Financeiro Carolina Pereira Simões apresentou o Programa de Educação Financeira e Previdencié ria A Escolha Certa, e Claudio Tosta explicou sobre o assunto já Como obter resultados sustenté veis com as vé rias gerações no mundo corporativo já . Os palestrantes ressaltaram a importância de levar em consideração as diferentes gerações e personalidades na hora de levar a educação financeira e promover a cultura de poupar, Caroline compartilhou as ações realizadas pelo programa e convidou a todos para usar as ferramentas do portal para promover a educação em suas entidades.

O navegador brasileiro, palestrante e escritor Amyr Klink encerrou o evento com a palestra já Construindo oportunidades onde contou sobre suas experié ncias com a navegação e o que aprendeu tendo percorrido tantas milhas. já Quando atravessei o Atlé ntico, em 1984, descobri que a cada semana conseguia aumentar o número de milhas percorridas, assim aprendi que as pequenas contribuições dié rias fazem a diferené a ao final, assim como uma poupané a para a previdência explicou.



Apé o primeiro dia de palestras foi oferecido um coquetel, onde os participantes puderam confraternizar. Nos intervalos dos dois dias, quem estava presente no VIII Encontro pode participar de um quiz promovido pelo programa A Escolha Certa, que premiou os três respondentes mais velozes com um cofre eletré nico. Além disso, também foram sorteados entre as palestras kits de praia, um tablet, uma cafeteira e um final de semana em hotel resort em Floriané polis/SC, os prêmios foram oferecidos pelos patrocinadores e pelo programa A Escolha Certa.