23/03/16

10 Dicas de Finanças Pessoais para 2016

Acabados de entrar em 2016, selecionamos um conjunto de 10 dicas de finanças pessoais para entrar neste novo ano em é tima forma e ajudé -lo a tomar as suas decisões financeiras de forma acertada, tanto a nível de gastos como de poupané as e investimentos que venha a fazer.

  1. Estabele a um Objetivo Financeiro

Estabele a um objetivo e uma meta para come ar 2016 com tudo. Pode querer definir objetivos a longo prazo, quem sabe para adquirir uma casa no futuro ou, então, apenas um objetivo para uma compra a curto prazo, como seria o caso de um smartphone. Faça a com que 2016 seja o ano no qual come a já a trabalhar para atingir as suas metas.

  1. Diversifique os seus Investimentos

Não aloque todas as suas poupané as em apenas um determinado produto, seja inteligente ao ponto de escolher pelo menos duas ou três solué ões de investimento. Por exemplo, ações, depé sitos a prazo ou poupané as programadas (estas tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos) e fundos de investimento. Outra boa op o podem ser os certificados de aforro que, apesar de já não renderem tanto como no passado, são uma melhor alternativa relativamente a ter o dinheiro parado.

  1. Planeie o Seu Oré amento

Defina o seu planejamentomensal que melhor mapeie o seus gastos e despesas fixas, desde a renda de casa até é saé das e jantares fora com amigos. Coloque de parte uma percentagem do seu salário que utiliza para este tipo de gastos e retire uma parte para as suas poupané as ou para alguma emergé ncia. Homem prevenido, vale por dois!

Quando tiver uma vontade sé bita de comprar algo, pense duas vezes e questione-se se realmente precisa disso. Acredite que pode poupar imenso dinheiro se uma vez por outra for contra os seus desejos de consumismo. E já agora, se é realmente fiel a uma determinada marca (seja pelo seu produto ou serviço) ou se frequenta com regularidade uma loja especé fica ou bomba de gasolina, informe-se e veja se vale a pena aderir aos programas de fidelização que podem trazer é timos benefícios e descontos.

  1. Use Apps de Finané as Pessoais

Se possui um smartphone, utilize as diversas apps que existe, para controlar as suas despesas mensais. Pode, por exemplo, recorrer a aplicações como Boonzi, Minhas Despesas e Minhas Finané as já Gestão do Rendimento e Despesas Pessoais, para o ajudar a controlar onde efetua os seus gastos, quando, para quem e, ainda, controlar o seu dinheiro é orde, as suas poupané as, entre outras atividades.

  1. Proteja-se com Seguros

Seja consigo ou com algum membro da sua família, ou com a casa, o carro ou outros bens valiosos, convé m estar preparado quando os acidentes ocorrem de forma inesperada. é por isso que deve ter em aten o ao identificar o que é realmente importante para si e, consequentemente, aderir a algum tipo de seguro ou cobertura para o caso de acidente ou roubo.

Antes de tomar a decisão final, não se esque a de comparar vários pacotes de diferentes seguradoras de modo a ter toda a informação que precisa para escolher acertadamente.

  1. Aumente a sua Fonte de Rendimento

é sempre mais fácil gastar dinheiro do que obté -lo. Pode achar, por vezes, difácil, viver apenas do seu ordenado. Se conseguir arranjar forma de ter algum rendimento extra será uma forma de conseguir alocar uma parte para as suas poupané as.

Caso tenha um trabalho seguro e com contrato, será possé vel conciliar com algumas atividades (de forma a aumentar o seu rendimento no final do mês): faé a de guia local na sua cidade, existem vé rias plataformas onde se pode registrar e ganhar por mostrar as redondezas de onde vive, podendo ganhar uma média de R$15 a $20 por hora; dé explicações numa área em que se sinta conforté vel; faé a tradué ões. Estas são apenas algumas dicas!

  1. Pague Tudo a Tempo e Horas de forma a Evitar Juros

Caso precise de dinheiro urgentemente, o mais prové vel é ter de recorrer a um empréstimo ou mesmo um crédito ré pido. Pague as suas contas de cartão de crédito a tempo e horas de forma a ter a confiané a do banco ao dar garantias de que é bom pagador. Isto, por vezes, pode ajudé -lo a ter mais chances em obter o seu empréstimo, ou até mesmo obter um maior financiamento por parte da institui o financeira. Evite fazer o pagamento mínimo.

  1. Prepare-se para a Reforma

Um dia de cada vez, claro, mas convé m pensar no futuro. Planeie a sua vida, podendo come ar já a ver as melhores solué ões para a sua reforma, como é o caso de um bom PPR, de preferé ncia bem chorudo. Comece agora a poupar para mais tarde viver de forma tranquila e descansada.

  1. Invista em Si Pré prio

A aprendizagem é uma constante na vida das pessoas. Nunca perca essa vontade, em aprender coisas novas, adquirir novas competâncias, estejam ou não ligadas é sua área de conhecimentos e/ ou interesses. Nesta linha condutora, procure informar-se a respeito de novas formas de investimento e poupané as, de modo a saber como aplicar melhor o seu rendimento.

  1. Ofere a um Pré mio a Si Mesmo

Apesar de ser importante alcané ar os seus objetivos financeiros, por vezes é necessério recompensar-se a si mesmo para se manter motivado. Não é necessério prescindir das suas saé das e deixar de ter vida social junto dos seus amigos. Pode sempre alcané ar esses objetivos com a ajuda e companheirismo dos seus pares, ao mesmo tempo que desfruta do seu tempo social.