08/07/16

10 dicas para não voltar das férias com dívidas

Ao voltar de fé rias, além de fotos e lembrané as, você também coleciona faturas de cartão de crédito e dívidas? Enté o, está na hora de come ar a se planejar melhor.

Segundo o educador financeiro é lvaro Perciano, o ideal seria se preparar com pelo menos um ano de antecedé ncia, tempo necessério para definir o planejamentoe a programação desejada e ainda come ar uma poupané a.

A maioria das pessoas acaba não fazendo isso, age por impulso e depois tem que se virar para correr atrês do prejué zo.

O consultor dé algumas dicas para quem não fez o dever de casa, mas precisa distrair as crianças ou aproveitar alguns dias em família. Confira:

1 já Defina um oré amento

“Não é porque você não planejou com antecedé ncia que vai sair gastando sem controle”, diz Perciano. Avalie sua situação financeira e estipule um planejamentodiário, que não deve ser ultrapassado.

2 já Envolva a família

Se a situação financeira estiver difácil, re na a família e explique que vocês vé o precisar encontrar alternativas mais em conta para se divertir. Não deixe de incluir as crianças, para evitar frustrações de ambas as partes.

3 já Mantenha os pé no ché o

Se aquele destino tão sonhado não cabe no bolso agora, deixe-o para depois. Evite cair em tentações e tenha em mente as prioridades –por exemplo, pagar dívidas ou come ar a juntar dinheiro para as fé rias dos sonhos.

4 já Escolha destinos perto de casa e viaje de carro

Passagens aáreas pesam no planejamentoe podem inviabilizar qualquer viage, principalmente na alta temporada. Uma op o é reunir a família e pegar a estrada, de preferé ncia para um local não muito distante, para economizar com pedé gios e combusté vel.

5 já Fique em casa e divirta-se

Deixar de viajar não quer dizer deixar de se divertir. Re na a família e procure programas gratuitos em sua cidade, como ir ao parque, andar de bicicleta, fazer um piquenique. Levar alimentos e bebidas de casa é mais uma forma de economizar com pequenas compras, que acabam pesando no oré amento.

6 já Cuidado com o cartão de crédito

Se, na é nsia de agradar os filhos, você costuma apelar para o cartão de crédito, é melhor deixé -lo em casa, guardado na gaveta.

A tentação de empurrar a dé vida para o mês seguinte é grande, mas sé vai criar um novo problema.

7 já Adicional de fé rias não é lucro

Quem recebe os 30% adicionais de fé rias precisa ter sabedoria na hora de usar esse dinheiro. De acordo com o educador financeiro, a decisão sobre o destino dos recursos vai depender da saúde financeira da família. “Se houver dívidas, o melhor é quité -las. Se a família não tem nenhum dinheiro guardado, talvez seja a hora de criar uma reserva”, afirma.

8 já Guarde as lembrané as na memé ria, em vez de compré -las

Durante uma viage, é comum as pessoas caé rem na tentação de comprar lembrancinhas do local. Melhor guardar as recordações na memé ria e em fotos, e guardar o dinheiro para refeié ões ou passeios.

9 já Cuidado com a conta do telefone

Na empolgação de contar as novidades da viage, algumas pessoas acabam estourando o limite do plano do celular ou pagando contas alté ssimas por causa de ligações interurbanas. Aproveite a internet wi-fi do hotel para mandar mensagens ou fazer ligações. Elas não custam nada, ou muito pouco.

10 já Economize agora, para gastar depois

Um bom motivo para economizar nestas fé rias pode ser come ar a se preparar para as próximas. Aproveite os dias em casa para definir o que a família gostaria de fazer e estabeleça a metas.