08/01/13

2013 com o pe direito

O começo de um novo ano sempre vem acompanhado de novas possibilidades, oportunidades, sonhos, metas e esperança. É hora de deixar pra trás tudo que não deu certo e focar nas coisas que você deseja para a vida.

Enquanto algumas situações podem acontecer por acaso, outras dependem exclusivamente das suas escolhas. Pense nos caminhos e atitudes que você precisará ter para conseguir um novo emprego, ser promovido, se formar na faculdade, comprar a casa própria, etc.

Seja específico nas ações para “fazer acontecer”. Se você quer aprender Inglês, se matricule em uma escola de idiomas; se quer ter mais tempo livre, organize seus horários. As coisas não acontecem sozinhas, mãos à obra.

Cuidando bem do bolso

Seja para quitar uma dívida ou começar a poupar, que tal fazer um planejamento financeiro para 2013? Além de listar todas as contas fixas, como água, luz, telefone, condomínio, aluguel, financiamentos, etc, pense naquelas despesas que aparecem em datas programadas como aniversários, matrícula escolar, seguro do carro, IPVA e IPTU.

Estipule no seu planejamento a quantia que poderá ser usada nestas ocasiões, desta forma você pode ter controle dos seus gastos.

No início pode ser comum se esquecer de anotar os pequenos gastos, como lembrancinhas e cafezinho. Trate a organização do seu orçamento como uma tarefa diária, um momento em que você se dedica para cuidar do dinheiro.

Com o tempo você poderá acompanhar seus gastos e diferenciar despesas necessárias de supérfluas e assim, economizar ou programar aquela viagem tão sonhada.

Fonte: Meu Bolso em Dia