3 dicas de ouro para aprender a comprar e economizar dinheiro
11/02/19

3 dicas de ouro para aprender a comprar e economizar dinheiro

O brasileiro não costuma ter uma boa educação financeira. A maioria faz o seus gastos sem levar em conta técnicas ou conselhos para melhor comprar e economizar dinheiro. Isso é um hábito nocivo à economia das famílias.

Dicas para comprar e economizar

Depois de pesquisar o que vários especialistas têm a dizer sobre o tema dinheiro e como comprar melhor, relacionamos aqui três dicas práticas que servem  para ajudar a manter a saúde financeira das pessoas. São elas:

1 – Aprenda a trocar a satisfação momentânea, pela satisfação maior no futuro

Isso mesmo, uma das dicas mais importantes é ser capaz de treinar a vontade própria e não se deixar escravizar pelo desejo da hora, mas saber esperar o momento certo para comprar o bem.

Faz muito mais sentido guardar o dinheiro por alguns meses e comprar à vista,  do que assumir taxas de juros absurdas para levar o bem pra casa na hora.

Quem não tem essa disciplina costuma pagar caro (o preço de dois até três produtos da mesma espécie), perder muito dinheiro e até cair na inadimplência.

2 – Nunca compre coisas de baixa qualidade só porque está barato

Caso aconteça de um produto de qualidade entrar em promoção e se tenha o recurso disponível e separado para esta aquisição, tudo certo comprar.

No entanto, ficar empolgado com os preços baixos de produtos nitidamente sem qualidade, é jogar dinheiro fora. Vai gastar por um produto que não vai durar. Logo terá de pensar em comprar de novo outro produto, e, assim, vai gastar novamente; além  de precisar contabilizar o tempo e a raiva.

Realmente tem razão o jargão popular que diz: “o barato pode sair muito caro”. Portanto todo o cuidado com as promoções, que querem empurrar produtos que não vão solucionar o problema de verdade.

3 – Jamais compre em cima da hora ou perto de datas especiais

Logicamente existem situações nas quais existe uma emergência. Não falamos disso aqui. Na grande maioria das vezes podemos programar nossas compras e antecipá-las. Como por exemplo, no caso dos bilhetes da passagem ou pacotes para a viagem que se vai fazer de férias.

Todos os anos trazem as datas festivas costumeiras, como dia das mães, dos namorados ou do natal. Sabendo disso, não se viciar em comprar perto dessas datas, ajudará a economizar muito dinheiro.

Ser estratégico para comprar fora dessas datas, nas quais os preços ficam nas nuvens,  vai poupar muito recurso e o seu bolso, por sua vez, vai agradecer com certeza.

Nesse mesmo diapasão, não caia na tentação de comprar no momento do lançamento do produto. Muitos se atropelam e na ansiedade de ser um dos primeiros a ter o tal novo produto do mercado, se lançam em aventuras financeiras, que não se justificam pela lógica.

Pois todo o produto depois de seu lançamento tende a se tornar cada vez mais barato no decorrer dos dias. De tal maneira, que se poderá pagar até 50% menos pelo mesmo produto, em questão de poucos meses.

Ser consciente com o seu dinheiro, poderá lhe ajudar a ter uma vida com muito mais qualidade!

Fonte: Diário Prime News