29/05/14
8 dicas para viajar tranquilo na copa do mundo 2014
Você vai viajar para alguma das cidades-sede da Copa durante o período dos jogos? Não importa se você vai ou não aos estádios, mas durante grandes eventos é sempre bom redobrar as precauções para não ser pego de surpresa e gastar mais do que o planejado.
Planejar, eis a palavra. Veja as nossas dicas, faça uma planilha com tudo o que é necessário e boa diversão.
1) Tenha uma reserva de dinheiro para imprevistos
Pode surgir um passeio de última hora ou um convite para um restaurante. Mas também não descarte um mal-estar provocado por um alimento ao qual você não está habituado.
2) Antecipe as suas passagens e reservas
Em épocas assim os preços se eleva, aquela tal lei da oferta e da procura. Antecipar reservas pode ser melhor, mesmo que os preços estejam mais altos do que de costume (provavelmente eles aumentarão ainda mais quando a data do evento se aproximar).
3) Considere preços mais altos
Comerciantes em geral costumam cobrar mais pelos seus serviços e produtos em eventos como esse. Então, considere isso na sua planilha.
4) Busque alternativas na hora de sair
Você pode usar o transporte público em vez de táxis ou veículos alugados, e recorrer a supermercados para comprar alguns alimentos e bebidas.
5) Poupe antes da viagem
Guardar dinheiro antes é melhor do que, depois, ter de pagar os juros de dívidas contraídas, além das próprias dívidas.
6) Vacinas em dia
Verifique se nos locais para os quais você vai há riscos como febre amarela ou malária, por exemplo. No caso da febre amarela você deve tomar vacina, mas atenção, se você já tomou esta vacina há menos de 10 anos, ela não perdeu suas propriedades e uma dose extra pode até pôr sua vida em risco. O seu médico pode orientar você e tirar suas dúvidas.
7) Monte um kit de primeiros socorros
Não se esqueça de levar medicamentos básicos como analgésicos e curativos. Se tiver qualquer problema o indicado é consultar um médico.
8) Segurança é tudo
Um simples descuido pode pôr tudo a perder. Do embarque ao hotel, todo cuidado é pouco. Por isso, verifique se sua bagagem não foi violada quando você a pegar na esteira de desembarque.