20/11/13

8 dicas para uma vida mais positiva

Quem nunca passou por aqueles momentos em que tudo parece dar errado, não é mesmo? Desacreditar do próprio potencial, se tornar infeliz no trabalho e não conseguir controlar suas dívidas são sinais de um possível negativismo. 
 
Para driblar essa tristeza e viver de bem com a rotina e com as responsabilidades financeiras, listamos algumas dicas para você mandar o negativismo pra longe!
 
1) Pense em compromissos no longo prazo
Assumir uma dívida muito grande requer preparação. Você deve saber se está preparado para pagar todas as parcelas, para evitar se enrolar nas dívidas. Planeje, organize seu dinheiro e fique feliz ao pagar uma parcela. Pensar positivo motiva!  
 
2) Faça listas do que é realmente necessário
Priorize o que é essencial agora. Mesmo que tudo pareça urgente, há sempre alguma coisa que pode ser deixada para depois. Nem sempre tudo está de acordo com a condição financeira do momento, mas isso não quer dizer que futuramente não seja possível.
 
3) Antes de comprar, pesquise
Busque o máximo de informações em lugares diferentes e compare os preços. Avalie também as condições de compra, como descontos e juros do parcelamento. Como diz o ditado, “quem procura, acha”. 
 
4) Enxergue pelo lado bom
Tudo serve de lição se a situação não saiu como o esperado. Nossa mente é intuitiva e guarda todos os momentos bons e ruins. Caso você passe por uma dificuldade novamente, já saberá como lidar e encontrar a melhor forma de resolvê-la. 
 
5) Antes de reclamar do seu emprego, saiba como está o mercado
Antes de deixar a desmotivação bater na sua porta, por conta do salário ou a atividade não corresponder com a expectativa, converse com amigos da mesma área e veja como estão as oportunidades fora. Às vezes, você está reclamando de “barriga cheia”. Se decidir mudar, esteja preparado para novas ofertas e tenha noção da realidade do mercado (salário e benefícios).
 
6) Acredite em você e no seu potencial
Saiba quais são suas qualidades, pontos fortes e competências. Quando você se conhece e tem confiança do que é capaz, inconscientemente atrai coisas boas. Chances sempre aparecem para quem tem uma visão positiva da própria vida. 
 
7) Não tenha medo de mudar
Se as coisas não estão indo be, se você está insatisfeito com seu emprego ou salário, se a forma que você organiza suas responsabilidades e contas não está adiantando, não tenha medo de mudar e traçar novos caminhos. Às vezes só é preciso um pouco de coragem para melhorar a situação do seu bolso e, consequentemente, da sua vida.
 
8) Assuma os riscos, mas com o pé no chão
Use os acontecimentos negativos como aprendizado para melhorar no futuro. Tenha em mente que toda escolha tem uma consequência e que os riscos não se pode controlar, mas sim se preparar para enfrentá-los. 
 
Fonte: Meu bolso em dia