Consumidores devem ter cuidado com os programas de fidelidade
13/09/16

Consumidores devem ter cuidado com os programas de fidelidade

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Os programas de fidelidade se multiplicaram no mercado brasileiro e já fazem parte da rotina do consumidor. Hoje são mais de 72 milhões de cadastros nas cinco maiores empresas do setor, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf).

A oportunidade de comprar, ganhar pontos e ser compensada com outros produtos ou serviços é interessante: os consumidores ganham em é poca de aperto econé mico e as empresas tentam fidelizar os clientes. Mas como tudo que se relaciona ao consumo, é preciso tomar alguns cuidados para usar bem os programas.

Carolina Ruhman Sandler, especialista em educação financeira e fundadora do site Finané as Femininas, dé algumas dicas para o consumidor não se enrolar financeiramente ou se perder nos vários pontos acumulados. já é importante consumir com cuidado, principalmente em tempos de crise economica. Os programas de fidelidade envolvem uma relação de consumo básica: quanto mais você consome, mais pontos acumula. Por isso, é bom não se empolgar recomenda.

Sandler lembra que é preciso ficar atento para não se complicar com os valores a serem pagos. já A taxa de juros do cartão de crédito, por exemplo, com certeza não compensaré os pontos acumulados no programa. é preciso muita aten o para evitar o endividamento e a inadimplé ncia: o controle financeiro deve ser sempre a principal preocupação do consumidor já .

A especialista em educação financeira lembra que as taxas de juros do cartão de crédito estão em 470% ao ano, segundo dados do Banco Central (BC). já Se o consumidor cria a justificativa de sempre comprar com o cartão de crédito para ganhar milhas, por exemplo, ele pode pagar um pre o alto. O cartão de crédito é uma ‘arma’ perigosa para quem não sabe gastar ressalta.

No caso das milhas, Sandler destaca ainda que o consumidor deve ficar atento, pois as vezes se empolga nas compras no crédito para ganhar milhas e em alguns casos pode ser que o consumidor nem aproveite as milhas que acabam expirando. Dados da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf) mostram que a taxa de pontos expirados ficou em 16% no primeiro semestre deste ano. já O consumidor se endivida e acaba nem usando os pontos de milhagem salienta.

Para o Idec, o consumidor deve consultar a situação do programa de milhagem ou de pontos acumulados no cartão de crédito para poder resgatar o prêmio antes do cancelamento. já As regras dos programas de milhagem e de pontos mudam de empresa para empresa, por isso é importante ler as regras e clé usulas dos contratos assinados já .

já é importante avaliar ainda se taxas de administração e, no caso dos programas associados ao uso de cartão de crédito, a anuidade cobrada compensam o benefício oferecido. Cartões de crédito com status superior oferecem melhores condié ões de trocas de milhas, por exemplo, mas o valor da anuidade também é maior. é preciso fazer as contas e analisar se essa troca vale a pena alerta Sandler.

Ajuda na mé o O consumidor que participa dos programas de fidelidade deve ainda se organizar. já Ficar de olho nas validades é uma tarefa difácil, mas hé aplicativos que podem ajudé -la. é o caso do Oktoplus, que re ne mais de 40 programas explica Sandler. O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) também recomenda concentrar todos os pontos em um é nico programa para facilitar o controle e focar os esforé os.

Segundo o Idec, é extremamente importante que o consumidor leia o contrato de adesão antes de ingressar nos programas. Cada um deles tem as restrié ões especé ficas e as condié ões de utilização dos pontos devem ser compreendidas com clareza. é importante, por exemplo, entender se é possé vel usar milhas para passagens de fins de semana e qual é o valor mínimo a ser acumulado para resgatar os benefícios. Os programas de fidelidade também devem obedecer ao Cé digo de Defesa do Consumidor (CDC).

Tipos de programas Existe, hoje, três categorias de programas de fidelidade. Os programas de coalizé o são aqueles que re nem uma rede de empresas parceiras, como os oferecidos pela Dotz e Multiplus, por exemplo. Já os programas individuais são oferecidos pelas pré prias empresas e os pontos são trocados por produtos da marca ou de parceiras. é o caso, por exemplo dos programas de diversos bancos. Hé também sites de cashback, que permitem o resgate de parte do dinheiro, como o Cashola e o Mé liuz.

já Os programas de cashback são sempre uma boa pedida, mas antes de participar dos sites de resgate de dinheiro, é preciso pesquisar antes o pre o do produto desejado direto no site da marca ou mesmo na loja fé sica para verificar se, de fato, existe a promo é o. Na maioria dos casos, os sites de cashback são verdadeiros e ainda ajudam na fidelização do cliente comenta.