21/05/13

Educação financeira e essencial para consumidor evitar desperd cio

É imensa a discrepância encontrada nos preços dos medicamentos – especialmente em relação aos genéricos, cuja diferença de uma farmácia para outra pode atingir os 380%. É isto mesmo, caro leitor. O mesmo remédio, da mesma indústria farmacêutica, pode custar até quatro vezes mais em diferentes locais. A pesquisa foi feita pelo Procon-SP em sete drogarias de Presidente Prudente.

Tal levantamento só vem reforçar a necessidade de o consumidor se atentar mais ao produto que compra e, principalmente, ao preço que paga. Geralmente, em datas especiais, que fomentam o consumo, como Natal e Dia das Crianças, órgãos de defesa do consumidor lançam mão de pesquisas desta natureza, como estratégia para alertar a população sobre a economia que pode fazer ao exercer seu direito de escolha.

Recentemente, o próprio Procon, em parceria com a Comissão do Consumidor da 29ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Associação Brasileira de Consumidores e Mutuários (Abcom), realizou ação conjunta, com intuito de prestar informações sobre as relações de consumo a quem passava pelo calçadão de Presidente Prudente. Era antevéspera do Dia das Mães, data considerada como “segundo Natal” do comércio.

Dentro deste cenário de educação financeira, não podemos deixar de citar a Empresa Júnior Toledo, que realiza pesquisas de grande interesse público ao comparar os preços das mercadorias que compõem a cesta básica. No levantamento, a população tem a oportunidade de constatar os valores de diversos itens praticados em supermercados prudentinos. Além disso, tradicionalmente, a matéria que acompanha a pesquisa ainda mostra ao leitor o quanto pode economizar se comprar os produtos nos estabelecimentos que praticam os preços mais baixos.

Não é novidade que o poder de consumo, especialmente entre as classes C e D, está cada vez mais em evidência. Assim, se educar financeiramente, buscando se preservar nas relações de consumo, deve fazer parte da rotina de toda família brasileira – a começar pela velha fórmula, mas sempre essencial, pesquisa de preço entre os estabelecimentos.