Educação  financeira para escolas e col gios
23/02/15

Educação financeira para escolas e col gios

maté ria-nayaraA educação financeira é inserida no formato de aulas regulares na grade curricular, com material especé fico e linguagem apropriada para cada faixa eté ria, por meio de situações-problema relacionadas ao dia a dia do aluno. O importante para esse programa é a ampliação do enfoque, antes estritamente matemé tico, geralmente dado ao assunto, para uma abordagem comportamental, que trabalha, simultaneamente, capacidades cognitivas, afetivas e sociais, além de oferecer cursos de capacitação a professores, palestras e outras atividades a alunos, pais e comunidade no entorno da escola.

Estas escolas e prefeituras se anteciparam é Enef e é Lei 171/09, que tramita no Senado sobre a obrigatoriedade da educação financeira em escolas das redes pé blica e privada de ensino.

Carlé cia Mendoné a Lisboa, coordenadora do ensino fundamental II daé Escola Internacional que fica em Goié nia, explica que as crianças que tem educação financeira desde cedo, devem ter uma conscié ncia dos seus gastos, de como seus pais e eles mesmos no futuro, ganharé o seu dinheiro. Dessa forma, aprendem a lidar melhor com as situações adversas que norteiam o tema e, principalmente, a dar mais valor ao que ganham e como gastam. já Nossa escola lida com crianças nas quais os pais possuem um poder aquisitivo alto, vimos a importância de eles saberem de onde vem o dinheiro. Nossa proposta é motivé -los a lidar melhor com isso explica.

Ela lembra que a orientação dos alunos é feita de maneira natural, eles devem se planejar para alcané ar metas escolhidas por eles mesmos. já Como por exemplo, ir ao Parque Mutirama. Os alunos tem que criar uma tabela, definirem com que e quanto irá o gastar. A média é de dois meses para arrecadarem esse valor. Desde pesquisa de pre os até como irá o levantar esse dinheiro, nós oferecemos os meios, mas eles é quem fazem de fato todo o processo esclarece Carlé cia.

A psicé loga e educadora financeira da Dsop Dayane Godinho explica que formar um hábito é mais fácil do que trocé -lo, portanto, quando a educação financeira é inserida de forma concomitante é educação formal, são maiores as chances do aluno de incorporar no cotidiano o que aprendeu. já Desta forma, teráo condutas mais saudé veis e equilibradas em relação é finanças, o que também influencia em outras áreas da vida, pelo desenvolvimento da pacié ncia, toleré ncia, escolhas equilibradas, planejamento, dentre outras competâncias associadas é educação financeira diz.

Ela lembra que a educação financeira inserida na escola contribui para a criação de uma nova geração de pessoas independentes financeiramente, que aprende, desde cedo, a utilizar o dinheiro de maneira saudável e consciente para a realização de seus sonhos. já Atualmente são altos os é ndices de endividamento da população, consumismo exacerbado e a perspectiva economica para 2015 é desfavoré vel. A falta de educação financeira não impacta apenas no bolso, mas na saúde, no desempenho profissional, no contexto familiar e relacionamentos em geral ressalta.

Dayane considera que trazer este tema para ser trabalhado na escola aponta um caminho de preven o contra os itens citados e muitos outros relacionados é finanças . Alguns países já perceberam a importância do tema, como a Ré ssia, que reconheceu a falta de educação financeira como principal causa da crise mundial que se estende hé sete anos e vai implementar cursos de educação financeira no currículo escolar.