Importância da educação financeira na infé ncia
O presente artigo traz é tona a realidade que precisa ser evidenciada cada vez mais diante de um contexto de crise
é evidente que no Brasil de hoje sofremos os resultados da constru o da educação do Passado. Infelizmente o modelo educacional brasileiro não leva em conta a importância da Educação Financeira nas escolas, isso também é evidenciado nas famílias que não prezam por esta maté ria educacional nos lares.
A educação financeira na infé ncia evita desastres nas gerações futuras. O que se percebe hoje é que falar de finanças parece causar certo desconforto nas famílias, tendo em vista que quando fala sobre finanças tem que falar das dívidas, dívidas e mais dívidas. O insucesso em se tratar do assunto advé m de um contexto cultural onde falar sobre dinheiro é um negé cio apenas para especialistas e bancos em geral. O tema “Finané as” fica para especialistas de mercado, estudiosos, pesquisadores, université rios de economia, administração e finanças, infelizmente esta ideia esta ligada a outra ideia que diz que as pessoas tem medo de falar o que desconhecem.
As crianças precisam ser incentivadas a gastar, investir e poupar; e até empreender de maneira correta. Sabe-se que é na infé ncia que geramos a mentalidade e conceitos iniciais a partir do aprendizado. é importante que a geração futura saiba lhe dar com o dinheiro uma vez que, segundo as pesquisas, o mesmo ficaré mais escasso. Sabe-se que se não hé uma formação na infé ncia, terá que ralar bastante na fase adulta para poder lhe dar com questões financeiras.
Ressalto que o esforé o não é vé o. Todos podem contribuir na família para que a geração futura tenha em mé os conceitos, estraté gias, e acima de tudo uma mentalidade de saber administrar as finanças, investi-las de maneira correta para que não sofra o dano que talvez muitos de nós passamos.