Seus gastos estão  alinhados com seus valores?
24/04/15

Seus gastos estão alinhados com seus valores?

6-dicas-para-reduzir-os-gastos-com-celular51-3-thumb-570Desde cedo somos criados para cumprirmos metas. Na infé ncia e adolescé ncia, a pressão vem dos pais e professores para o boletim ter boas notas. Na faculdade, os está gios formam um esbo o do que deveré ser o futuro. Já no mercado de trabalho, o desafio é constante para alcané ar o crescimento não sé profissional, mas também melhorar os ganhos financeiros.

O grande problema é que nesta trajeté ria acabamos nos perdendo quantos aos motivos que realmente importam para que este dinheiro entre no bolso. Pense be, a forma como você gasta seu dinheiro está de acordo com aquilo que você valoriza ou gostaria para sua vida?

é um raciocé nio muito simples, poré m pouco valorizado: se gastamos tanto tempo e energia acumulando dinheiro (ou pelo menos tentando), ele deve nos retribuir o esforé o, correto? Ou seja, se você usa seu dinheiro sem pensar direito se aquele gasto vai lhe trazer algum retorno, é seu tempo e sua energia sendo desperdié ados. Veja alguns exemplos de gastos que, a longo prazo, fazem você desperdié ar seu dinheiro.

Vida saudável

Depois de muito tempo queixando-se de dores aqui e ali, mal-estar, etc, você marca uma consulta mé dica e sai do consulté rio com aquele peso nas costas: levou um puxé o de orelha do médico e terá que rever uma sé rie de hábitos alimentares que estão prejudicando a sua saúde.

Além do prejué zo para o organismo, vamos traduzir essa situação para o seu bolso: você deseja ter uma vida mais saudável, sem problemas de saúde e com mais leveza. Em contrapartida, seu dinheiro tem sido usado para comprar fast foods, comidas industrializadas e pesadas. A longo prazo, você deseja e precisa de uma vida mais saudável, mas vem usando seu dinheiro para custear justamente o que te atrasa neste objetivo.

Falta de tempo x consumo

Os dias parecem cada vez mais curtos: você já acorda atrasado (e as vezes até cansado), mil coisas para fazer no escrité rio, pendé ncias de casa para resolver e quando olha para o relé gio, já é tarde da noite e você precisa de energia para come ar tudo de novo no dia seguinte.

Em meio a toda essa correria, você está suando a camisa para pagar o parcelamento de um smartphone mais moderno que o seu anterior e a assinatura do pacote mais completo de TV a cabo.

Reveja essa diné mica por um outro ponto de vista: se o seu tempo está tão curto, porque gastar seu suado dinheirinho com coisas que não vai aproveitar direito ou que não tem tanta importância? O tempo que você gasta em seu smartphone poderia ser aproveitado de um jeito mais agradé vel. Além disso, qual o sentido em gastar uma grana alta comprando o aparelho mais moderno, se no mês seguinte o mercado já apresenta uma outra novidade? Por que queimar parte do seu planejamentocom o pacote de TV caro se você não tem tempo suficiente para explorar os canais?

Tré nsito

A gasolina anda tão cara que sé o fato de estacionar o carro em um posto já dé vontade de chorar. Não bastasse o pre o elevado, você ainda precisa encarar o tré nsito caé tico, aquele motorista chato que acha que vai resolver tudo com a buzina e o carro ao lado te fechando pela direita sem usar a seta. Receita perfeita para acabar com o humor, não é verdade?

Então coloque na ponta do lápis: você gasta para abastecer, com IPVA, com manuten o e financiamento. Ou seja, passar por toda essa dor de cabe a não fica barato. Seré que o uso do carro é mesmo tão necessério para fazer tudo que você precisa no cotidiano? Usar transporte coletivo também tem suas desvantagens, mas pode sair mais barato e você não precisa se preocupar em controlar o mau humor atrês de um volante. Vale também combinar caronas com colegas de trabalho ou faculdade, assim vocês podem revezar quem vai dirigir e ainda economizam com combusté vel.

A compra do imé vel

No roteiro das coisas que desejamos conquistar na vida, a compra do imé vel é uma delas. Primeiro vem aquele conceito sobre a segurané a do investimento, a ideia de considerar o apartamento próprio como um porto seguro. O outro lado da moeda desta histé ria é que este porto seguro não possui liquidez. E se você porventura resolver vendé -lo, precisaré lidar com os riscos do mercado, ou seja, a possibilidade de desvalorização do imé vel.

Pense be, se você é jove, ainda em período de constru o de sua carreira, porque pensar em fazer um alto investimento em um imé vel neste momento? E se por algum motivo você resolver mudar-se? O dinheiro que você acumula pode ser usado para bancar uma especialização no exterior ou mesmo aplicado em um outro investimento mais acessé vel e mais seguro. Já pensou se você consegue uma transferé ncia para outra cidade? Reflita se um investimento deste porte faz sentido para você neste momento.