Vai casar? Confira 7 dicas para planejar a festa sem se endividar
03/10/16

Vai casar? Confira 7 dicas para planejar a festa sem se endividar

casar-1706

O sonho de vocês é celebrar a unié o com uma festa de casamento? Enté o, faé am um planejamento financeiro. Confira as dicas:

Discutam as finanças

O primeiro passo é vocês conversarem sobre finanças pessoais: os hábitos financeiros de cada u, os projetos que desejam realizar, o que consideram importante para se ter uma vida financeira promissora e na constru o da família que desejam ter. é preciso dialogar sobre dinheiro e não tratar o assunto como um tabu.

Faça am (cedo) um oré amento

Muitos casais vé o primeiro em busca do salé o, igreja e bufé deixando para fazer as contas depois já Faça am um planejamentodo que custaria a festa antes mesmo de come ar a economizar. O ideal é elaborar este planejamento financeiro com dois anos de antecedé ncia, para que vocês possam poupar a quantia necessé ria para cobrir todos os gastos com a festa. é muito importante que os noivos conversem e alinhem suas expectativas em relação é festa, assim ficaré mais fácil planejar o que se pretende gastar.

Invistam no seu evento

Destinem um valor mensal do planejamentodo casal para poupar para a festa. Quando come arem a pensar em casamento, comecem a investir em uma aplicação financeira para que possam pagar as despesas com a festa aos poucos e é vista, para que não tenham dívidas a pagar após a comemoração. Abram uma conta bancé ria somente para este objetivo, e comprometam-se a, mensalmente, depositar o valor combinado entre vocês.

As aplicações financeiras em renda fixa, como Tesouro Direto e Certificado de Depé sito Bancé rio (CDB), nesta orde, são boas opé ões para investir o dinheiro para a festa de casamento. Para investir no Tesouro Direto, vocês podem come ar com apenas R$ 30. Para isso, basta ter CPF e conta bancé ria (podendo ser conta poupané a) e cadastrar-se em um agente de custé dia autorizado. No site do Tesouro Nacional, vocês encontraré o as informações necessé rias para realizar esta aplicação financeira.

Calculem o tamanho da festa

Se vocês precisam economizar e ajustar o oré amento, o primeiro passo é reduzir o número de convidados. Listem os familiares, os amigos que são presené a fundamental e os colegas de trabalho mais próximos. Com base no número de convidados, você conseguiré determinar o tamanho da festa e estimar os gastos com os serviços que será o contratados. Muitos casais tem optado pelo miniwedding, onde vocês teráo a tão sonhada festa com o que sempre quisera, mas para um número menor de pessoas e, consequentemente, com menor custo.

Pesquise, comparem fornecedores e pe am oré amentos. As feiras de casamento são uma é tima oportunidade para encontrar, conhecer, negociar melhores pre os e aproveitar promo ões de fornecedores. Tendo estas informações em mé os, vocês teráo uma boa estimativa do valor total da festa.

Criem listas de presentes

Alguns sites, como o Casar.com e o iCasei, permitem que os noivos criem listas de presentes e possam receber o valor equivalente aos produtos ou itens da viagem de lua de mel em em dinheiro. Esta é uma maneira de receber um dinheiro para ajudar no pagamento da festa, para a lua de mel ou para, aqueles que já moram juntos, mobiliar a casa.

Planejem a lua de mel

Além da festa de casamento, vocês precisam decidir se faráo uma viagem de lua de mel e, caso afirmativo, determinar o valor que, juntamente com os gastos da casa nova, deveré ser inclué do no planejamento financeiro.

Garantam boas lembrané as

Definam as prioridades de vocês e aquilo de que lembraré o no futuro. Por exemplo, economizar nas fotos talvez não seja a melhor op o porque é algo que vai registrar o momento de vocês. A mêsica, o lugar, tudo deve ser escolhido com muito cuidado e carinho pois faráo parte da experié ncia dos noivos e convidados naquele momento.

Este momento é para vocês, e deve ser aproveitado da melhor forma possé vel. Estabele a limites de gastos, defina prioridades, aja com os pé no ché o e dentro da sua realidade financeira. Quando você planeja seus sonhos, a chance de realizé -los é muito maior. Por isso, planejem bem para que vocês possam iniciar a vida a dois da melhor maneira possé vel, sem dívidas e sem comprometer o futuro.